Joinville – O prefeito Carlito Merss recebeu nesta quarta-feira (6) uma comitiva da China formada por empresários do setor de energia eólica e do setor da construção civil. Eles conversaram sobre possibilidades de negócios. Secretários municipais,o presidente da ACIJ Carlos Rodolfo Schneider e lideranças políticas acompanharam o encontro.
A comitiva visitou também nesta quarta-feira a Celesc e a cidade de Itapema. Nesta quinta-feira, o grupo tem agenda marcada na Eletrosul. A viagem foi em retribuição de uma visita há 40 dias liderada pelo deputado estadual Jailson Lima (PT) e acompanhada por políticos e empresários
catarinenses.
Entre os integrantes da comitiva está o vice-presidente da empresa Guodian United Power Technology Company, Huang Zong Chao. Esse é o maior grupo de energia eólica da Ásia. Carlito fez um breve relato sobre a infraestrutura de Joinville, enfatizando a mão-de-obra qualificada, proximidade com portos e os destaques na indústria. Ele falou também sobre a instalação da montadora de automóveis GM no município.
O vice-presidente da companhia disse que vai levar em consideração o nome de Joinville nos planos de expansão da empresa depois de ouvir as informações daqui. O empresário chinês pediu um levantamento do que é preciso para a instalação da empresa em Joinville e uma base de custos.
Outro integrante da comitiva é Jian-feng Yang, vice-presidente da Golden Integrated Building, veio apresentar o material feito de polipropileno que serve para qualquer tipo de construção. As placas permitem uma construção mais rápida. Carlito manifestou interesse no produto para a construção de casas do programa "Minha Casa, Minha Vida". Prefeitura e empresários voltam a conversar em breve para dar continuidade nos projetos.
Cidades Irmãs
Joinville foi a primeira cidade catarinense a firmar acordo de cidade irmã com a China. O município tem acordo com Zhengzhou, capital da província de Henan, localizada a 25 km ao sul do Rio Amarelo, em uma área de 7.446 km². É considerada um centro político, econômico e cultural, com uma população aproximada de 6,5 milhões. O secretário da província de Henan chega a Joinville no próximo dia 20. "É um orgulho ter essa cidade irmã", disse o prefeito.
O Programa Cidades Irmãs foi criado pela Prefeitura de Joinville e é coordenado pela Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (SIDE). Além de Zhengzhou, a Prefeitura mantém convênios de cidades irmãs com Spisská Nová Vês (Eslováquia), Chesapeake (EUA), Langenhagen
(Alemanha), Joinville-Le-Pont (França) e com o Cantão de Schaffhausen (Suíça). O programa tem como objetivo a cooperação mútua em assuntos de relevância para as cidades irmãs, visando principalmente ao desenvolvimento de relações de amizade entre Joinville e outras cidades do exterior.
Assessoria de Imprensa