São Lourenço do Oeste – Representantes das Escolas da Rede Municipal de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação participaram nos dias 23 e 24 de abril em Chapecó, do I Seminário FACE (Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação) de Formação.
Durante os dois dias os participantes assistiram palestras de diferentes áreas da educação, com o objetivo de buscar novos conhecimentos para serem aplicados no cotidiano escolar. Dentre os temas abordados, destacaram-se:
“A psicologia e a indisciplina na sala de aula”, onde o professor Marcos Meier destacou a importância de resgatar a autoridade do professor, a qual deve ser exercida com tranquilidade para que o aluno sinta-se seguro e motivado para participar do processo educativo.
“Criatividade: a revolução na sala de aula”, ministrada pelo professor Max Haetinger, salientou a importância do professor estar comprometido com a ação pedagógica, trabalhando com amor e valorizando as diferenças e a diversidade na sala de aula, instigando o aluno a ser curioso, criativo e inovador.
“Bullying escolar”, ministrada pela professora Cléo Fante, abordou questões de violência nas escolas. O Bullying escolar é um conjunto de comportamentos com a intenção de prejudicar o indivíduo nos aspectos morais, físicos, psicológicos, sociais, materiais e virtuais, afetando o desenvolvimento da aprendizagem, causando transtornos emocionais ao autor e a vítima.
“Gestão de instituições de ensino”, com o palestrante Jorge Nagem, enfatizou que o gestor escolar é diferente do administrador de uma empresa, porém em alguns momentos eles se assemelham. A preocupação do gestor, no contexto escolar, deve voltar-se para ações que garantam e assegurem a formação humana, de modo que a escola desenvolva nos alunos competências, habilidades e atitudes que favoreçam sua inserção social.
“Currículo escolar”, onde a professora Ana Maria Eyng destacou que na elaboração do currículo escolar deve-se ter como referência a escolarização, as condições econômicas, políticas, sociais e a cultura de cada instituição escolar. O currículo pode ser definido como o caminho que embasa o trabalho pedagógico, direcionando e definindo os conteúdos mínimos que devem ser estudados para que nenhum aluno fique com o ensino deficitário.
“Os avanços da avaliação no século XXI”, ministrado pela psicóloga Tereza Pena Firme, destacou a importância da avaliação no contexto escolar, uma vez que avaliar uma instituição ou a aprendizagem requer amadurecimento e aceitação por parte de todos os envolvidos no processo educativo (gestores, professores, alunos e pais).
O Seminário foi de grande importância na área educacional, tendo em vista que os temas abordados contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento do trabalho que já vem sendo realizado na Rede Municipal de Ensino.
AI/Redação 24 Horas
