São Bento do Sul – Mudança nas atitudes do dia a dia visando um mundo melhor pra se viver. Esse será o reforço do programa Econsciência para 2010. A Secretaria de Educação de São Bento do Sul, em parceria com a Empresa de Pesquisas Agropecuárias de Santa Catarina (Epagri) irá receber até o dia primeiro de março, as avaliações das unidades escolares sobre a aplicação do programa que quer desde cedo formar um cidadão preocupado com as questões ambientais.
Logo depois dos relatórios, a equipe irá se reunir para verificar quais os pontos positivos e negativos, e o que fazer para melhorar e implantar novas ações na preservação do meio ambiente. De acordo com a Diretora de Programas e Projetos Adriana Piekarski, o plano que foi desenvolvido pelo Prefeito Magno Bollmann, propôs trabalhar o tema meio ambiente, em diversos formatos, intensificado de maneira diária.
Segundo ela, um exemplo disso foi a realização da Ambiental 2009, no qual as escolas participaram e muito, desenvolvendo trabalhos e apresentações, no qual as ideias chegaram aos pais e familiares, atingindo assim um público maior e mais consciente.
Atividades que foram desenvolvidas no ano passado, serão ampliadas, e a equipe estuda trazer algo novo para os alunos. Até o final de março, o programa será relançado nas escolas municipais.
Algumas atividades desenvolvidas
Desenvolvimento de hortas escolares e plantas medicinais
Jardinagem
Cuidados com a mata ciliar
Tratamento de esgoto, proteção de nascentes
Limpeza de caixas d’água, uso de cisternas
Reciclagem
Compostagem
Produção de sabão com óleo vegetal usado
Nutrição e alimentação alternativa.
Redação 24 Horas
