Sombrio – Se havia alguma dúvida de que Sombrio entrou de vez no cenário nacional da modalidade de Taekwondo, ela foi eliminada durante o último final de semana. Dois atletas do município, depois de participarem dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), foram convocados a integrarem a Seleção Catarinense de Taekwondo durante a Copa do Brasil, resultando na conquista de mais duas medalhas. A dupla de atletas foi recebida com grande satisfação pelo Prefeito de Sombrio, Professor Jusa, um dos grandes apoiadores do esporte, que se desenvolve no município através de um projeto social.
Embora de grande expressão não apenas regionalmente, mas também em todo o Estado, pode-se dizer que a convocação de dois atletas de Sombrio para integrarem a Seleção Catarinense de Taekwondo não foi uma surpresa. Afinal, o resultado é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de três anos junto a crianças, adolescentes e jovens do município. E mais que retorno social, que é o principal objetivo do projeto, o Taekwondo tem rendido também medalhas ao grupo de atletas.
Nos dias 21 e 22 de novembro, professor Fernando Boita, coordenador do projeto social de Taekwondo, e sua aluna Sarah Zimmermann, representaram Sombrio e Santa Catarina na Copa do Brasil da modalidade, realizada na cidade de Maringá, no Paraná. “Vale destacar inicialmente o altíssimo nível desta competição, que envolvia somente atletas faixa preta”, declarou professor Fernando, contente com o resultado obtido, duas medalhas de prata nas categorias Máster (até 87kg) e Júnior (até 47kg). “Os atletas de Sombrio têm conseguido participar de competições nacionais com igualdade de nível, chegando muitas vezes às finais, mostrando bons resultados e orgulhando o nome de nossa cidade.”
Na tarde de terça-feira, 24, Fernando e Sarah foram recebidos pelo Prefeito Jusa em seu gabinete, onde foram amplamente parabenizados pelos últimos resultados, tanto nos JASC quanto na Copa do Brasil, além da própria convocação para a Seleção Catarinense, o que já pode ser considerado de grande valor. “Quando o Fernando nos procurou, ainda em 2007, sua proposta era inovadora, integrar um esporte olímpico, como é o Taekwondo, a crianças carentes. Apostamos na ideia, que apresentava como principal objetivo a formação de cidadãos de bem, e hoje vemos os belos frutos. Não somente nas medalhas conquistadas, mas nos muitos sorrisos das crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do Taekwondo sombriense”, afirmou o Prefeito.
Professor e atleta, Fernando destaca como fundamental o apoio dado pelo Governo do Município, que proporciona a estrutura necessária para o desenvolvimento do projeto de Taekwondo; além da parceria de empreendedores de Sombrio, que cada vez mais apostam nos bons resultados, dentro e fora do tatame. “Derramamos muito suor a cada dia, a cada hora de treino para a conquista destes resultados, mas sem o apoio da administração pública e destes patrocinadores, estaríamos nadando para morrer na praia. São essas parcerias que proporcionam a nossa participação em competições tão importantes como o Brazil Open em São Paulo, os Jogos Abertos de Santa Catarina e a Copa do Brasil no Paraná, sem contar as competições regionais. Ao mesmo tempo que o Taekwondo cresce no município, cresce também nosso orgulho de dizer que representamos Sombrio, um lugar de tantas pessoas de visão, que sabem valorizar o esforço de um trabalho feito com carinho, dedicação e muito zelo”, declarou Fernando.
Segundo ele, há um planejamento a longo prazo, para a conquista de medalhas do JASC 2011, em Criciúma. “Nos traz muita felicidade saber que este projeto está dando certo. Os jovens precisam de uma filosofia como é a do Taekwondo, essa orientação bacana que estão recebendo”, concluiu Professor Jusa. Antes da despedida, os atletas mostraram com orgulho as medalhas conquistadas.
Fontes : Assessoria de Imprensa
