Xanxerê – No dia 18 de maio é lembrado como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e o para marcar a data, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Xanxerê, promoverá uma série de atividades, nesta semana. Entre elas, filmes educativos, reflexões a cerca do assunto, e oficinas terapêuticas.
O Movimento de Luta Antimanicomial surgiu em 1987, na cidade de Bauru, São Paulo, com o lema POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS. Durante a realização do 2º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, os mesmos se uniram às pessoas com transtornos mentais e foram para as ruas lutar por uma sociedade sem manicômios.
Na data, todo o país se mobiliza pela inserção das pessoas com problemas emocionais na sociedade. Em conseqüência, o movimento defende o fechamento de hospícios e manicômios.
Apesar das dificuldades, as conquistas são muitas. Prossegue a implantação de serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Estes serviços avançam não só em números como em qualidade, provando que é possível e melhor cuidar em liberdade, sem segregar, nem excluir.
Maiores informações Elisangela Bottega – 3433-7590
AI/Redação24Horas
