São Miguel do Oeste – A administração de São Miguel do Oeste, por meio da secretaria de agricultura, pecuária e meio, com o apoio das cooperativas do município, organizam o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado do mês de julho de cada ano.
Para 2010, a data definida foi 3 de julho, sendo que no município, acontece a partir das 19h e 30min, no Parque Rineu Gransotto, e farão parte das comemorações uma palestra motivacional com enfoque na expressão sócio-econômica do cooperativismo e, também, na importância da mulher no sistema, o qual é tema definido pela Associação Internacional do Cooperativismo.
De acordo com o secretário Atílio Stolarski, a intenção da municipalidade é estar homenageando todos os cooperativistas sejam dirigentes, funcionários, estagiários, sócios ou colaboradores, que fazem parte das Cooperativas em funcionamento no município. Bem como, oportunizar um espaço de confraternização e integração, marcando esta data no calendário oficial de eventos de São Miguel do Oeste.
Blasio Spaniol, gerente da Sicoob, que integra a comissão de organização afirma que esta é uma iniciativa inédita do governo em parceria com cooperativas, no estado de Santa Catarina. E, neste ano, destacando o papel da mulher que tem tido grande importância no cooperativismo e é uma força que vem crescendo e ganhando espaço.
Nos próximos dias, os dirigentes das cooperativas devem apresentar para a comissão o número de participantes das comemorações alusivas ao Dia Internacional do Cooperativismo.
AI/Redação24Horas