Joinville – O objetivo de acolher os pais e despertar neles a importância da sua participação no contexto de ensino e aprendizagem foi alcançado pela Secretaria de Educação de Joinville durante a realização do Dia da Família na Escola. Realizado neste sábado (23), em 85 unidades de ensino fundamental, registrou a necessidade de criar alternativas que oportunizem cada vez mais a parceria entre escola, aluno pai e comunidade.
Os pais que estiveram presentes aproveitaram o dia para confraternizarem com os profissionais de educação, conhecerem os trabalhos escolares dos alunos e participar de palestras e ações recreativas. É o caso de quem esteve na escola Joaquim Felix Moreira, no Paranaguamirim, onde a participação foi maciça e o número de atividades, extenso.
Para as crianças, jogo de xadrez e pintura no rosto. Aos pais, a oportunidade de conhecer na sala de informática da escola os trabalhos dos filhos disponíveis no blog da unidade que eram apresentados pelo aluno à família. Para quem gostasse de palestra, teve conscientização sobre drogas com a Polícia Militar, ou ainda, análise de massa corporal feita pelos profissionais de educação física da Univille. Teve também medição de pressão com alunos do curso de medicina. Dessa forma, explica-se parte de como foi o Dia da Família na Escola.
Para o secretário de Educação, Marquinhos Fernandes, a iniciativa é importante e com a participação da família, sempre positiva. "É comprovado que uma escola que tem uma comunidade que participa ativamente é mais bem desenvolvida e tem melhores índices de ensino. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação fala da importância da família neste processo de ensino-aprendizagem. Cabe a nós, oportunizar essa relação entre escola,
aluno, família e comunidade".
Recentemente o Ministério da Educação (MEC) instituiu o Dia da Família na Escola. As secretarias devem se organizar para oportunizar a realização desta data. Em Joinville, a escolha do fim de semana é devido a maior participação dos pais, que durante a semana têm suas atribuições de trabalho. Aos profissionais da educação que trabalharam nesta data, a compensação dada no ponto facultativo concedido em abril e no recesso escolar do mês de junho.
Fonte:Ana Paula Keller
Assessoria de Comunicação