Joinville – O Zoobotânico completa 15 anos neste sábado, dia 6. Inaugurado em 1995, antigo Camping Club, nasceu com o objetivo de atender ao joinvilense quanto à necessidade de áreas de lazer. O local é administrado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). No ano passado recebeu pouco mais de 100 mil visitantes.
Animais, trilhas, playground e a mata nativa compõem a área de 170 mil metros quadrados do Morro da Boa Vista onde está localizado o parque que é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Quem quiser conhecer o local pode fazê-lo de terça a domingo das 9 às 18 horas. A valorização do remanescente da mata atlântica, da fauna e da flora e a observação animal estão entre os destaques.
A flora é caracterizada como Floresta Ombrófila Densa. Ocorre, naturalmente, nas encostas das elevações existentes na região, tanto nos morros isolados quanto na Serra do Mar. É possível presenciar espécies ameaçadas de extinção e algumas consideradas raras como peroba, cedro, garapari e canelas. Dentro do Parque Zoobotânico são encontrados muitos exemplares de quaresmeiras e bromélias.
Mais de 100 espécies de animais compõem a fauna do local. Dentre os mais observados estão os sagüis (Callithriix spp), macaco prego (Cebus apella), jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostiris), quero-quero (Vanellus chilensis), tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), capivaras (Hydrochaeris hydrochaeris), lagarto (Tupinambis sp), jararaca
(Bothrops jararaca), paca (Agouti paca), arara-canindé (Ara ararauna) e arara-vermelha (ara chloropterus).
AI/Redação 24 Horas