segunda-feira, julho 21, 2025

Desfile Cívico propôs reflexão sobre a realidade do Brasil

Nova Trento – O Desfile Cívico de 7 de setembro, realizado no último sábado, apresentou a comunidade neotrentina uma reflexão sobre reivindicações dos brasileiros nestes 191 anos de Independência do país.  O tema central do desfile foi as manifestações realizadas pela população, intitulado, “E o povo falou”. O Centro de Educação Infantil Padre Rossi, representou a educação infantil do município, com a faixa “Verás que um filho teu não foge à luta”, um chamamento feito pelas crianças de que não se deve fugir à luta quando a motivação é a construção de um Brasil livre, irmão, gigante em sua natureza humana e ambiental.

A Escola de Educação Fundamental Padre José da Poian e a Escola de Educação Fundamental do Pitanga trouxeram a presença das Associações de Pais e Professores  das respectivas escolas, que atuam na captação e aplicação de recursos. O Conselho Escolar também foi evidenciado como um importante órgão na gestão das unidades escolares.  Além disso, as escolas levaram para a rua o tema segurança. Cartazes ilustraram as principais formas de segurança que a sociedade exige. Membros da Polícia Militar, da Aeronáutica e de empresas de segurança privada acompanharam os estudantes.

A Escola de Educação Fundamental João Bayer Sobrinho resgatou a preocupação com o meio ambiente e os cuidados com a natureza. A turma do 5° ano levou cartazes de paisagens, com frutas, árvores, ervas e representaram os primeiros habitantes do Brasil, os índios, com cocares, arcos e flechas. Os estilos de vidas transformados pela modernidade e pela industrialização estiveram presentes na reflexão. O lixo produzido no cotidiano e o seu destino correto foi a temática do 3° ano. Os alunos do 8° ano realizaram a distribuição de sacolinhas para por dentro do carro.
 
A importância de manter os rios limpos foi apresentado pelo 1° ano. Já os estudantes do 6° e 7° ano abordaram o desmatamento e os problemas ambientais ocasionados por esta ação. Na ocasião foram distribuídas mudas de plantas para a plateia. A Escola de Educação Fundamental de Aguti ressaltou a necessidade de ter uma vida saudável. Os sinais de trânsito foram utilizados para indicar os hábitos praticados: sinal verdade para os hábitos saudáveis, sinal amarelo para os maus hábitos e sinal vermelho para emergência. Este último item refletiu a realidade da saúde no país.

A Escola de Ensino Fundamental Prefessor Francisco João Valle, trouxe seis pelotões separados pelas temáticas: Bandeira da Escola, Rainha e Princesa, crianças dos primeiros 1° anos portando balões coloridos representando a primavera, a fraternidade, a solidariedade, a justiça e a paz.  O terceiro grupo desfilou com trajes típicos da família real portuguesa na época da independência. A escola levou para rua, as manifestações pacíficas do Brasil nos últimas tempos, no que diz respeito à educação.

Cartazes sobre a Conferência Nacional da Educação apresentaram os dizeres: Qualidade na Educação, Federalização da Educação, Financiamento da Educação – 10% do PIB Nacional, Melhoria Salarial do piso salarial dos profissionais de educação, Aprovação do Plano Nacional Decenal de Educação, Gestão Democrática entre outros. Os Conselhos Municipais foram representados por pais e professores, que deixaram o convite para que a comunidade participar mais ativamente destes órgãos. Os Grêmios Estudantis também foram lembrados, frisando a participação do estudantes no processo democrático dentro das instituições de ensino.

A Escola de Educação Básica Francisco Mazzola participou do desfile enfatizando o seu principal objetivo: educar para transformar a sociedade de forma qualitativa. Apresentou seu símbolo a sua contribuição para a comunidade neotrentina aos longo dos 66 anos de existência. A revolucionária semana 1922 foi relembrada pelos estudantes. A artista Tarsila do Amaral e o cantor Heitor Vila Lobos foram homenageados durante o desfile. As manifestações populares como as “Diretas Já” e o manifestante de Bansky foram evidenciadas no desfile.

O evento também contou com a Fanfarra Municipal de Nova Trento – FAMUNT, a Banda Marcial da Escola de Educação Fundamental João Bayer Sobrinho e Fanfarra da Escola do Aguti, que homenagearam o maestro Reginaldo Bento Jovino, falecido em agosto deste ano. Os cinco ônibus recebidos em 2013 através do PAR – Plano de Ações Articuladas do Governo Federal foram apresentados aos neotrentinos.
 
Os atletas neotrentinos foram representados pelas escolinhas de Futsal feminino e masculino da Comissão de Juventude de Esportes e Lazer – CMJEL de Nova Trento e pelos atletas da Associação Neotrentina de Taekondow, Academia Fuyang e Oficina do Corpo. A fanfarra da Escola de Educação Básica Valter Vicente Gomes de Tijucas encerrou o desfile com uma bela apresentação.

Marcia Peixe
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...