
O nome "Defesa Civil" já é um dos nomes mais citados em todo o mundo nestes tempos de mudanças climáticas. Muita gente não sabe ao certo o que é ou quem é a defesa civil. Mas, vamos aqui usar este título apenas como o pseudônimo de homens e mulheres sem face que vencendo a fome e o cansaço lutam contra a desesperança da vida.
Na sua luta incessante pela busca de vida – não podem permitir que outros percam a esperança. Tentando encontrar uma vida, um respirar, uma batida de coração ou um gemido baixinho em lugares onde o próprio cenário descarta a vida. Vasculhando morros deslizados, enchentes e muitas vezes correndo o risco de a si mesmos fazerem vítimas, persistem.
São eles quem primeiro recolhem nossos mortos ou resgatam nossos sobreviventes. Sentem antes de todos a alegria ou a dor. Também, muitas vezes fazem sem perceber o primeiro "cortejo" fúnebre. Ainda sujos de lama mas com dignidade e numa cadência solene, levam em quatro alças o corpo de uma vida tragada por uma tragédia. Para eles, um corpo ainda anônimo, mas não menos merecedor de todo o esforço empregado e respeito.
Os portais 24 Horas aqui expressam a admiração pelas pessoas que fazem parte da defesa civil. A forma de trabalho é impressionante e quase sem muitas ferramentas cumprem a missão usando a própria coragem e esforço.
Também estender este sentimento aos que tornam-se defesa civil anonimamente na tragédia pela solidariedade e aos governantes que já reconhecem sua importância.
Mauro Queiroz
Da Redação