Joinville – Diversas casas destelhadas, telhas sobre via pública e veículos, árvores caídas sobre residências, empresas e fiação elétrica. Este foi o saldo de prejuízos de mais um fim de tarde com vento e chuva forte, com descargas elétricas, que atingiu Joinville, nessa terça-feira (23).
Segundo o boletim da Defesa Civil, chamado de Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), os bairros mais atingidos foram o Iririú, Jardim Iririú, Comasa, Boa Vista, Saguaçú, Bom Retiro, Santo Antônio, Centro e Aventureiro, somando 220 residências, o que representa 14.300 pessoas, além de três equipamentos públicos. Alguns bairros ficaram sem energia elétrica.
Conforme o Nopred das últimas três semanas, os danos maiores são provocados pela queda de árvores, que vêm sendo retiradas pelo Corpo de Bombeiros, mas a cada vento forte surgem novos pontos. Um exemplo ocorreu ontem na avenida Hermann August Lepper,via em frente à Prefeitura, com a queda de duas árvores. Uma delas caiu sobre um veículo em movimento, que ficou danificado, mas o motorista passa bem. A Celesc também trabalhou para restaurar a energia nos bairros afetados, entre eles o Anita
Garibaldi.
De acordo com o coordenador de Prevenção da Defesa Civil, Milton J. Farikoski, a remoção de árvores e galhos ocorre em parceria do Corpo de Bombeiros com a Secretaria Regional Centro e as demais dos bairros com problemas.
Nesta quarta-feira (24), a previsão do tempo alerta para novos temporais em Santa Catarina, com a chegada de uma frente fria. A Defesa Civil prossegue vistoriando as áreas afetadas.
Redação 24 Horas
