Blumenau – O secretário municipal de Defesa Civil Carlos Olímpio Menestrina fará parte da comitiva da Prefeitura de Blumenau que viajará para Alagoas, no dia 6 de junho, a fim prestar auxílio técnico às autoridades do Estado nordestino, afetado por fortes chuvas nas últimas semanas. Participam da visita o prefeito João Paulo Kleinübing e o secretário Municipal de Assistência Social, Mário Hildebrandt, com sua equipe técnica.
Em novembro de 2008, uma catástrofe natural atingiu Santa Catarina, causando enchentes e deslizamentos, fazendo vítimas e provocando grandes perdas materiais. Na época, Menestrina coordenou a chamada Operação Esperança, como ficou conhecido o trabalho de atendimentos emergenciais em Blumenau. A Operação envolveu principalmente o resgate de famílias e a distribuição de donativos, como alimentos e remédios, em pontos isolados.
“Vivenciamos uma tragédia sem precedentes. Muitas experiências foram adquiridas e muitas diretrizes e ações puderam ser aprimoradas, dando seguimento hoje a um trabalho de requalificação das instituições envolvidas em ações de emergência”, avalia Menestrina, que também atua como coronel do Corpo de Bombeiros.
Após a catástrofe de 2008, a Defesa Civil de Blumenau passou por uma reestruturação administrativa. O plano de contingência de enchentes e delizamentos foi aprimorado e revisado. A Prefeitura também ganhou um departamento de Geologia, que trabalha em estreita cooperação com o setor de Defesa. “O que nos era desconhecido, passou a integrar nossos estudos. Essa experiência nos permitiu ampliar e melhorar nossas condutas, em todas as fases que integram o sistema de Defesa Civil”, explica o secretário. “Tenho certeza que poderemos colaborar em muito para amenizar o sofrimento de outros Estados e comunidades que sofrem com eventos provocados pela natureza”, reitera.
UNOPress