segunda-feira, janeiro 13, 2025

Decreto de emergência em virtude do desabamento da galeria do Rio Curtume é feito por Carelli

Image Videira – O prefeito de Videira Wilmar Carelli declarou situação de emergência na manhã desta segunda-feira (20) em virtude do desabamento da galeria do Rio Curtume, na Rua Luiz Ferlin Sênior, no centro da cidade. O buraco já ganhou uma dimensão superior a 50 metros de largura e mais de 10 metros de profundidade. Parte da Rua também já desabou e o trânsito está interditado no local. “A situação no local é grave e o decreto de emergência é uma decisão legal para darmos agilidade na contratação de serviços para sanar esse problema. Com essa medida podemos dispensar o processo licitatório que costuma levar vários dias para autorizar a compra”, explica o prefeito visitou o local.

Os problemas da galeria do Rio Curtume, na Rua Luiz Ferlin Sênior foram diagnosticados no início do mês e as fortes chuvas registradas na última semana agravaram a situação. Máquinas e servidores das Secretarias de Infraestrutura, Planejamento e Departamento de Serviços Urbanos (DSU) trabalharam durante todo o fim de semana no local. Como a área é de aterro, os desabamentos têm acontecido com frequência, dificultando o acesso das máquinas. “Não podemos afirmar as causas do desabamento, mas pode estar ligado ao aterramento feito no local. Durante a retirada da terra as máquinas tem encontrado grande quantidade de pedras que podem ter se chocado com a estrutura de concreto e a quebrado”, explica o secretário de Planejamento – Arnaldo Posanske.

Nas próximas horas, os trabalhos devem se intensificar para retirar uma grande quantidade de madeira e pedras que podem obstruir o curso da água e agravar ainda mais a situação. Lonas também devem ser colocadas sobre os barrancos para no caso de chuva, impedir a absorção de mais água e o consequente desabamento. “No sábado houve novos deslizamentos e a água quase chegou ao nível da rua, por isso tivemos que agir emergencialmente para desobstruir a tubulação. Agora, com o tempo firme, esperamos que a estrutura de terra ainda suporte o peso da máquina para darmos continuidade aos trabalhos”, ressalta o secretário de Infraestrutura – Volnei Granetto.

A galeria do Rio Curtume foi construída há mais de 30 anos e passa por grande parte do Centro da Cidade. Os trabalhos de recuperação na Rua Luiz Ferlin Sênior ainda devem demorar, já que a dimensão real dos estragos ainda não é conhecida. O diagnóstico só poderá ser feito quando as máquinas tiverem acesso pleno à galeria, medida que tem sido impossibilitada por causa das chuvas, da instabilidade do solo e dos riscos de desabamento. Esses problemas já levaram à interdição de um restaurante vizinho ao local e ao rompimento de uma tubulação da Casan, que tem ocasionado a falta de água em 40% da cidade. “Por enquanto ainda estamos trabalhando com maquinário e mão-de-obra próprios. No entanto, se for necessário iremos contratar serviços especializados para refazer a galeria e garantir a segurança no local”, disse Carelli.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...