Videira – O prefeito de Videira Wilmar Carelli declarou situação de emergência na manhã desta segunda-feira (20) em virtude do desabamento da galeria do Rio Curtume, na Rua Luiz Ferlin Sênior, no centro da cidade. O buraco já ganhou uma dimensão superior a 50 metros de largura e mais de 10 metros de profundidade. Parte da Rua também já desabou e o trânsito está interditado no local. “A situação no local é grave e o decreto de emergência é uma decisão legal para darmos agilidade na contratação de serviços para sanar esse problema. Com essa medida podemos dispensar o processo licitatório que costuma levar vários dias para autorizar a compra”, explica o prefeito visitou o local.
Os problemas da galeria do Rio Curtume, na Rua Luiz Ferlin Sênior foram diagnosticados no início do mês e as fortes chuvas registradas na última semana agravaram a situação. Máquinas e servidores das Secretarias de Infraestrutura, Planejamento e Departamento de Serviços Urbanos (DSU) trabalharam durante todo o fim de semana no local. Como a área é de aterro, os desabamentos têm acontecido com frequência, dificultando o acesso das máquinas. “Não podemos afirmar as causas do desabamento, mas pode estar ligado ao aterramento feito no local. Durante a retirada da terra as máquinas tem encontrado grande quantidade de pedras que podem ter se chocado com a estrutura de concreto e a quebrado”, explica o secretário de Planejamento – Arnaldo Posanske.
Nas próximas horas, os trabalhos devem se intensificar para retirar uma grande quantidade de madeira e pedras que podem obstruir o curso da água e agravar ainda mais a situação. Lonas também devem ser colocadas sobre os barrancos para no caso de chuva, impedir a absorção de mais água e o consequente desabamento. “No sábado houve novos deslizamentos e a água quase chegou ao nível da rua, por isso tivemos que agir emergencialmente para desobstruir a tubulação. Agora, com o tempo firme, esperamos que a estrutura de terra ainda suporte o peso da máquina para darmos continuidade aos trabalhos”, ressalta o secretário de Infraestrutura – Volnei Granetto.
A galeria do Rio Curtume foi construída há mais de 30 anos e passa por grande parte do Centro da Cidade. Os trabalhos de recuperação na Rua Luiz Ferlin Sênior ainda devem demorar, já que a dimensão real dos estragos ainda não é conhecida. O diagnóstico só poderá ser feito quando as máquinas tiverem acesso pleno à galeria, medida que tem sido impossibilitada por causa das chuvas, da instabilidade do solo e dos riscos de desabamento. Esses problemas já levaram à interdição de um restaurante vizinho ao local e ao rompimento de uma tubulação da Casan, que tem ocasionado a falta de água em 40% da cidade. “Por enquanto ainda estamos trabalhando com maquinário e mão-de-obra próprios. No entanto, se for necessário iremos contratar serviços especializados para refazer a galeria e garantir a segurança no local”, disse Carelli.
Fonte: Assessoría de Imprensa