Joinville – Prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e lideranças de oito municípios da região Norte têm encontro marcado nesta quinta-feira (10), a partir das 14 horas, quando acontece a última reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) – Joinville deste ano. O evento será realizado nas dependências do Barco Príncipe, na rua Prefeito Baltazar Buschle, 3870 – bairro Espinheiros, em Joinville.
“Com a descentralização administrativa implantada pelo governador Luiz Henrique, analisamos e debatemos as prioridades e anseios em âmbito regional com as lideranças locais. O papel do Conselho é de verificar esta necessidade e debater a viabilidade de um projeto ou ação aqui na nossa própria região”, explica o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e presidente do Conselho, Manoel Mendonça.
Os pleitos e projetos dos municípios aprovados pelos integrantes dos Comitês Temáticos serão colocados em apreciação dos conselheiros. Em caso de aprovação, a SDR-Joinville dará encaminhamento necessário ao processo, ficando condicionadas à disponibilidade financeira do Estado e à situação de adimplência das prefeituras municipais perante a Secretaria de Estado da Fazenda.
O Conselho de Desenvolvimento Regional é formado por membros natos (secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, prefeitos da região e presidentes de Câmara de Vereadores da região) e também por representantes da sociedade civil organizada, proveniente de instituições e segmentos mais expressivos da região. Este Conselho atua no apoio ao desenvolvimento sustentado, articulando forças e lideranças locais e regionais, além de ser responsável pelo planejamento regional e definição das prioridades para a região.
Cada município possui quatro representantes e as reuniões acontecem mensalmente num dos oito municípios da SDR-Joinville. Os conselheiros elaboram, discutem e decidem com o Governo do Estado de Santa Catarina investimentos que signifiquem melhorias em educação, saúde, obras, infraestrutura, segurança, turismo, agricultura e esporte, de acordo com as necessidades locais e regionais.
Fonte : Assessoria de Imprensa