Videira – A Fundação Municipal de Esportes de Videira (FMEV) já definiu as datas para as próximas etapas dos Jogos Intercolegiais. Uma reunião entre representantes da FMEV e das escolas das redes municipal, estadual e privada do município definiu o calendário para as modalidades de handebol, tênis de mesa,basquete e xadrez.
Segundo o coordenador de esportes escolares da FMEV – Gustavo Costenaro Brandalise, de 14 a 17 de setembro a disputa será na modalidade de handebol. Participarão desta etapa, 9 escolas. As municipais: Paulo Penso, Fidélis Fantin, Vilson Kleinubing , Joaquim Amarante e Waldemar Kleinubing; as estaduais: Esther Crema Marmentini, Madre Terezinha Leoni e Josefina Caldeira de Andrade; além da escola particular Superação.
No dia 18 de setembro, o lugar mais alto do pódio será disputado por atletas do tênis de Mesa. Já o basquete irá acontecer de 19 a 22 de outubro e o xadrez no dia 23 de outubro. “Estamos fazendo alguns jogos simultâneos, unindo modalidades esportivas na mesma semana, pois assim realizamos todos as modalidades programadas para esse ano. E os campeões de 2009 tem direito a participar dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) de 2010. Além disso procuramos fazer esses jogos simultâneos para evitar que os alunos percam aula, já que acreditamos que antes de ser um bom jogador, o atleta precisa ser um bom aluno”, aponta o superintendente da FMEV – Hely de Freitas e Silva.
As competições envolvem alunos de 9 a 15 anos, divididas nas categorias: mirim de 9 a 11 anos, infantil de 12 e 13 anos e o infanto de 14 e 15 anos. As inscrições para o tênis de mesa ainda estão abertas. Para o basquete e o xadrez, o regulamento, e o prazo para as inscrições ainda serão definidos. “Além das datas, categorias, e modalidades esportivas aproveitamos esse encontro para divulgarmos as escolinhas municipais e solicitar que os professores incentivem os alunos a participarem. As escolinhas são gratuitas e formam junto com a Educação os pilares para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças videirenses”, conclui Gustavo.
Fonte: Assessoría de Imprensa