São Bento do Sul – Estão abertas as inscrições para diversos cursos profissionalizantes, ofertados pela Prefeitura de São Bento do Sul, através do programa do Governo Federal, Projovem Trabalhador. Ao todo são 500 vagas destinadas para jovens entre 18 e 29 anos e que estejam desempregados ou na informalidade.
Os cursos ofertados são nas áreas de Beleza e Estética, Elétrica Predial/Industrial, Pedreiro, Mecânica Industrial, Mecânico de Manutenção, Costureira Industrial, Secretária do Lar, Garçom, Recepcionista, Auxiliar de Cozinha, Panificação e Confeitaria, Caixa/Crediário/Cobrança, Acabamento e Pintura de Móveis, e Rotinas Administrativas. Além destes, outros poderão ser abertos, de acordo com a demanda de alunos e necessidades do mercado são-bentense.
Além do curso totalmente gratuito, aos alunos são ofertados apostila, mochila, caderno, lápis, caneta e borracha, além de camiseta, lanche diário, vale-transporte a que morar a mais de três quilômetros da instituição de ensino, e ainda uma bolsa-auxílio de R$ 100,00 por mês, ao longo dos seis meses de duração do curso. Cada capacitação contará com uma carga horária total de 350 horas.
Conforme o prefeito Magno Bollmann, estas capacitações visam preparar a mão-de-obra são-bentense para as diversas vagas hoje existentes no mercado. “Em nosso primeiro ano de administração trabalhamos para trazer novas empresas para o município, diversificando também nossa economia. Agora trabalhamos para capacitar a mão-de-obra, a fim de inseri-la no mercado de trabalho”, afirmou Magno. Atualmente, há mais de 800 vagas abertas no município, mas mais variadas áreas.
Os interessados em participar dos cursos profissionalizantes devem procurar a central do Projovem, localizado no prédio da antiga Câmara de Vereadores, junto a Praça Getúlio Vargas, no Centro. É possível também se inscrever nos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) dos bairros Serra Alta, Oxford e Centenário. Mais informações no 3633-5298.
AI/Redação 24 horas