Criciúma – Compenetradas com o jogo de memória, feito de CDs velhos, as alunas Marina e Liliane, 9 e 11 anos, respectivamente, pararam apenas para dizer que a feira é divertida por ser toda de materiais reciclados. Isto, na I Amostra Pedagógica, evento realizado sexta-feira (27), pelo sistema de Educação, na escola municipal Jorge da Cunha Carneiro, bairro Brasília. namado “carimbo das boquinhas”,
Com o lema, “Acesso, Permanência e Aprendizagem Por Uma Sociedade Justa e Inclusa”, a amostra é direcionada às crianças que têm dificuldades de aprendizagem e que, geralmente, possui em esquecimento.
Dominó gigante, boliche com números, personagens enfeitados com frases e poemas, fazem parte da feira, o que proporciona às crianças, aprender brincando. “É uma forma diferente e divertida de aprender. Aqueles que têm mais dificuldadesarente e divertida de aprender,em libras.dam e vice-versa., necessitam de projetos assim para aumentar sua aprendizagem”, afirmou a coordenadora do apoio pedagógico, Gislaine Machado Silveira.
De acordo com a coordenadora, quarenta escolas possuem o projeto de apoio pedagógico. A cada quinze dias, os professores recebem um curso de capacitação para aperfeiçoar seus conhecimentos. 42 professores fazem parte desse curso. “O principal objetivo desse processo de capacitação profissional é oportunizar a aprendizagem significativa de todos, fazer com que aumente a qualidade da educação no Município e diminua, índice de repetência”.
Quatro escolas da região tiveram a oportunidade de visitar a amostra. A intenção do sistema da Educação é conseguir, até 2010, a implantação desse projeto em todas as escolas do Município e obter resultados dessa iniciativa.
Fonte: Assessoria de imprensa