Criciúma – A delegação de Criciúma, nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em Chapecó, melhorou o seu desempenho, em relação a 2007, em Jaraguá do Sul. Neste ano, destaque para o atletismo, que obteve mais medalhas, subindo na classificação, tanto no feminino, quanto no masculino. Confira, abaixo, as respectivas campanhas de 2007 e 2009. No ano passado, os JASC tiveram início, mas foi cancelado devido as fortes chuvas.
Em 2007, nos JASC de 2007, Criciúma terminou no quadro de medalhas na décima colocação. Foram 24 medalhas no total: quatro de ouro, seis de prata e 14 de bronze.
Neste ano, na metade da competição, Criciúma já superou as medalhas de ouro. Já foram conquistados seis ouros. São, ainda, três pratas e seis bronzes. Até o momento, Criciúma ocupa a oitava colocação.
Atletismo
A campanha realizada pelo atletismo de Criciúma neste ano, em Chapecó, superou a realizada em 2007. No naipe feminino, Criciúma terminou na terceira colocação no geral, enquanto, há dois anos, terminou os JASC, apenas, na quinta colocação. Já no masculino, o município subiu uma posição. Neste ano, terminou em quarto. Em 2007, havia ficado na quinta colocação.
Ana Cláudia Lemos conquistou, em Chapecó, quatro medalhas (três de ouro e uma de bronze). Em 2007, foram duas medalhas de ouro. Ela repetiu o desempenho nos 100 e 200 metros rasos.
Nos JASC de 2007 e 2009, Geórgia Fontana Netto ficou em terceiro lugar no lançamento do dardo. Derick Kouback repetiu a façanha, sendo campeão do salto com vara, além de ter quebrado o próprio recorde. Maurício Felisberto também conquistou, neste ano, o mesmo terceiro lugar, de 2007, na prova do lançamento do dardo.
Já, Claudinei Ribeiro, na prova dos 3.000 metros com obstáculos, melhorou o desempenho. Em Jaraguá do Sul, havia ficado em terceiro lugar. Neste ano, terminou na segunda posição.
A atleta e técnica, Iara Crepaldi, ficou em terceiro, em Chapecó, no salto triplo. Em Jaraguá do Sul, Iara conquistou o bronze no salto em altura. Luciano Daniel da Silva, mais uma vez, conquistou o bronze, porém em provas diferentes. Em 2007, ficou em terceiro no salto triplo. Neste ano, na prova do salto em distância.
Maicon Volpato, que no atual JASC conquistou duas medalhas, em 2007 também havia faturado duas. Em Jaraguá, levou medalha de bronze no salto em distância e no salto em altura. No oeste catarinense, levou o ouro no salto em altura e ao bronze no decatlo.
Quanto às medalhas conquistadas pelo atletismo, em 2007, foram 11 no total. Três de ouro, uma de prata e sete de bronze. Em 2009, foram 14 medalhas. Seis de ouro, três de prata e seis de bronze.
FUTEBOL MASCULINO
Em 2007, Criciúma terminou em terceiro lugar, levando medalha de bronze. Na primeira fase, o time fez quatro jogos. Venceu dois e empatou dois. Nas semifinais, perdeu para Palmitos por 1 a 0. Na disputa pelo terceiro lugar, Criciúma venceu Florianópolis por 3 a 0.
Já neste ano, Criciúma é favorito para chegar ao ouro. Na primeira fase, dos três jogos programados, o time fez dois. Venceu Lages e Itajaí. O último confronto será diante de Concórdia. Criciúma deve se classificar para a segunda fase na primeira colocação.
FUTSAL FEMININO
As meninas do futsal criciumense são sempre esperança de medalha. No ano de 2007, terminaram em segundo lugar. Na primeira fase, o time realizou três jogos, vencendo dois e empatando um. Nas semifinais, Criciúma venceu Blumenau por 2 a 0. Na decisão, perdeu para Caçador por 2 a 1.
Neste ano, até agora, Criciúma fez duas partidas. Uma vitória e uma derrota. O time, do técnico Mazinho, precisa vencer nesta terça-feira (17), o município de Nova Erechim, para chegar a classificação a próxima fase.
HANDEBOL FEMININO:
A campanha das meninas do handebol, em 2009, é totalmente inversa a realizada em 2007. Enquanto no último JASC, o time terminaria apenas na sexta-colocação, com quatro jogos, uma vitória e três derrotas, a campanha deste ano aponta quatro jogos, três vitórias e uma derrota. O time já está classificado para a próxima fase.
Técnico Luis Carlos Vieira aposta em medalha de bronze para o handebol feminino. “Tem duas equipes, que são de Liga, que as jogadoras são mais experientes. Acredito que vamos brigar para ser terceiro”, explica ele.
VOLEIBOL MASCULINO
O vôlei de Criciúma conquistou medalha de bronze nos JASC de 2007. Na primeira fase, foram quatro jogos, com três vitórias e uma derrota. Nas semifinais, perdeu para Chapecó. Na disputa do terceiro lugar, valendo o bronze, venceu Balneário Camboriú.
Neste ano, de acordo com o coordenador do voleibol, Odilon Linhares, a campanha não deve ser muito diferente de dois anos atrás. “Nosso grupo é forte, mas acredito que devemos ficar em terceiro. Esse é a minha expectativa. Mas se vier algo melhor, eu também não vou me surpreender”, conclui ele.
Em Chapecó, até agora, Criciúma fez três partida nesta primeira fase. Foram duas vitórias e uma derrota. O time já está classificado para a segunda fase. O adversário será a forte equipe de Morro da Fumaça.
Fonte : Diretoria Executiva de Comunicação:
Colaboração: Enio Biz