Criciúma – Atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) viajam amanhã (24), às 8 horas, para a competição que movimentará todo o Estado proporcionando a integração de jovens com deficiência. O embarque será em frente ao cemelódromo. Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) terão a sua abertura à noite, em Itajaí e se estenderá até a próxima quarta-feira (30). A estimativa da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) é de que 2.100 para-atletas de 60 municípios participem dessa disputa.
Criciúma será representada com 30 atletas nas modalidades de bocha andante e cadeirante, atletismo andante e cadeirante, tênis de mesa andante e cadeirante e bocha visual. No ano passado, as equipes mostraram que o município possui inúmeros talentos distribuídos em várias modalidades, e conquistaram o primeiro lugar no atletismo feminino e o primeiro na bocha masculina, além de importantes colocações.
Os Parajasc têm como objetivo favorecer o desenvolvimento da pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade, através da prática esportiva adequada às suas necessidades especiais. “A FME está buscando cada vez mais socializar o esporte, buscando representatividade em todas as modalidades. Essa competição é uma maneira de favorecer aos para-atletas a oportunidade de promover o surgimento de novos valores no esporte”, reforçou o presidente, Renato Valvassori.
Michele Andrade de 26 anos é atleta e diretora esportiva da Judecri (Jovens Unidos Deficientes Físicos de Criciúma), uma associação filantrópica que tem o intuito de promover a inclusão entre jovens deficientes e é parceira da FME em projetos sociais e de rendimento dos atletas.
Pela terceira vez, Michele irá participar dos jogos e, segundo ela, todos estão se preparando para defender e representar muito bem a cidade. “Estamos muito otimistas e com grandes expectativas. Todos estão se esforçando para garantir importantes medalhas e boas colocações”, afirmou. E completou: “Nós acreditamos em nós mesmos e sabemos que juntos conseguiremos alcançar nossos objetivos. A cada dia estamos conquistando o nosso espaço".
Neste ano, haverá grande participação de atletas, nas modalidades coletivas como basquete, futsal e tênis de mesa, além do atletismo, bocha, ciclismo, goalball, natação e xadrez que são as tradicionais.
De acordo com o técnico do tênis de mesa da fundação, Alexandre Ghizi, os mesatenistas também estão esperançosos e focados nos treinamentos. “Com a participação de importantes estaduais e campeonatos, nossos atletas vem mantendo um bom desempenho técnico. Os Parajasc, além de estimular a prática esportiva, proporciona o espírito de competição, o que os impulsiona, ainda mais, a querer trilhar o caminho do esporte”, destacou Ghizi.
AI/Redação24Horas