Blumenau – Resultado de um planejamento ousado dos profissionais do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte (SETERB) que, em novembro de 2008, implantaram uma nova forma de administrar o Aeroporto de Blumenau, ou Quero-Quero, como também é conhecido o aeródromo. Na contagem de movimentação aeroportuária, está registrado o crescimento de 430% nas operações. O número, de 14 de outubro de 2009, representa o primeiro ano de trabalho da equipe técnica escalada para atender as necessidades do local.
Durante todo o ano de 2008 foram 2.600 operações (pousos e decolagens) no terminal blumenauense. Já neste ano, até agora, foram 11.020 operações registradas. Aos olhos do Diretor-presidente do Seterb, Rudolf Clesch, isso mostra que a partir do momento que a autarquia investiu em técnicos para monitorar e fiscalizar o aeroporto, iniciou-se, pela primeira vez uma rotina de movimentação aeroportuária na cidade.
Entre tantos pousos e decolagens, pela primeira vez na história, o Quero-Quero registrou a emissão de Documentação de Arrecadação Tarifária Internacional (DATI). Uma aeronave, procedente dos Estados Unidos, pousou em Blumenau na última quarta-feira, dia 21.
Outro resultado deste esforço para garantir operação de aeroporto no município, pode ser observado na arrecadação. Até novembro de 2008, a média de pagamentos de tarifas aeroportuária no Quero-Quero ficava na média de R$ 120,00. Após o início dos trabalhos da equipe de técnicos do Seterb, a arrecadação cresceu e, nos últimos dois meses, está na casa de R$ 1.700,00.
Fechando a semana de comemorações de resultados positivos do Aeroporto de Blumenau, na tarde desta sexta-feira (23), chegou ao conhecimento da administração a liberação da cabeceira 18 (norte) para pousos de decolagens. O NOTAM, emitido por autoridades federais competentes teve alterações dia 14 deste mês. O que significa uma mudança de interpretação por parte das autoridades da aviação civil, desconsiderando as restrições que existiam.
Aeroporto: o aeroporto Quero-quero está apto para pouso e decolagem de aeronaves de pequeno porte, como aviões a jato modelos particulares. Composto por uma pista com 1.450 metros de comprimento, sendo 1.080 metros homologados pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, opera diariamente, desde o nascer até o pôr do sol, em condições visuais. Atualmente, a administração pública do município busca formas para ampliar o funcionamento do aeroporto, por meio da operacionalização de linhas comerciais.
Fonte: Assessoría de Imprensa