O prazo para os coordenadores das Gerências Regionais de Educação (GEREDs) alterarem e corrigirem os dados fornecidos pelas instituições para o Censo Escolar de Educação Básica (Educacenso) 2009 foi prorrogado até o dia 6 de novembro. As inscrições no programa feitas pelas escolas encerraram na manhã desta terça-feira (27). O levantamento conta com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País
O Censo Escolar coleta anualmente os dados sobre a infra-estrutura, número de matrículas, professores, transferências e rendimento escolar. “Essas informações são essenciais para traçar um panorama da Educação Básica e servem de referência para a execução de programas educacionais”, afirmou o gerente de Sistema de Registro Escolar e Estatística da Secretaria de Estado da Educação, Edson Dirksen. Os dados servem de critério para a transferência de recursos públicos, como merenda e transporte escolar, distribuição de uniformes e livros, implantação de bibliotecas além de outros projetos governamentais.
O sistema on-line funciona desde 2007 e mantém um cadastro único das informações em uma central de dados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP), permitindo maior agilidade na atualização das informações. Neste ano, a prévia do número de escolas inscritas da rede Estadual chegou a mais de mil e trezentos, com 681.205 alunos matriculados.
Fonte: Assessoría de Imprensa