Joinville – A segunda edição do Fórum de Políticas Públicas em Patrimônio, Museus e Espaços de Memória tem o intuito de estabelecer novos conceitos e metodologias de trabalho para o Plano de Ação para as Cidades Históricas (PAC). O evento aconteceu nesta segunda-feira (05/10) no auditório do Colégio Bom Jesus/IELUSC.
A abertura do evento contou com a presença do Prefeito, Carlito Merss, e uma comitiva de secretários. O Presidente da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Silvestre Ferreira, acompanhou os debates durante toda a manhã. Ferreira enfatizou a importância do fórum e seu caráter de formação
na área de patrimônio e memória para a cidade.
Cerca de cem pessoas prestigiaram a mesa-redonda "A promoção do Desenvolvimento Social a partir das Potencialidades do Patrimônio Cultural". Participaram da mesa o coordenador Nacional do PAC, Weber Sutti, a professora doutora Alícia Gonzales Castells e a professora doutora Janice Gonçalves do departamento de História da UDESC. Os debates foram mediados pela professora Dra. Elizabete Tamanini, Gerente de Patrimônio da FCJ.
Para Weber Sutti "é importante ver a mobilização dos gestores de Joinville e de cidades próximas de modo que o patrimônio e a cultura sejam eixos de articulação regional". Segundo ele, "o patrimônio precisa ser visto como um grande potencial a ser explorado e não como algo que impede seu
crescimento. Para isso é preciso a criação de instrumentos para a gestão, registros e planos de salvaguarda que levem em consideração a pluralidade de atores com demandas, interesses e expectativas difusas".
Sutti destacou a importância do patrimônio edificado e também os sambaquis da região de Joinville, parabenizando o município por iniciativas como a do Fórum – cuja primeira edição foi realizada no primeiro semestre com participantes de todo o Estado no Teatro Juarez Machado.
A programação do Fórum continua até o final do dia com a formação de grupos de trabalho, para discussão e levantamento de estratégias para o planejamento de ação do PAC.
Fonte: Assessoría de Imprensa