Criciúma – Com o objetivo de fortaceler laços em favor da saúde mental na região Sul, elaborar propostas e eleger delegados para defenderem sugestões em defesa da causa, a coordenadoria da saúde mental, por meio da secretaria do sistema de Saúde e do governo do Estado, realizará no dia (8), no auditório Ruy Hulse-Unesc, a II Confêrencia Regional de Saúde Mental.
O tema da conferência será: “Saúde mental direito e compromisso de todos: Consolidar avanços e enfrentar desafios”. Farão parte do encontro os 11 municípios da AMREC, sendo eles, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Forquilhinha,Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
O público principal do evento são os profissionais de saúde, familiares e usuários dos serviços de saúde mental. Uma das características do evento, é integrar a area social, cultural, da justiça e do esporte mutuamente com a saúde para, assim, proporcionar a eles outros meios de atividade e integração.
De acordo com a coordenadora de saúde mental de Criciúma, Ana Losso, a conferência, proporciona, também, uma construção democática das políticas públicas do sistema de saúde, fornecendo importantes debates. “Para nós, é um grande passo na articulação do assunto, além, de mostrar para todos os cidadãos que saúde mental é um problema de todos. O encontro formenta avanços nessa conquista”, destacou Ana.
Recentemente, o Ministério da Saúde aprovou o projeto de criação de um Centro de Referência Psicossocial (Caps) infantil. A intenção do projeto é atender crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, portadoras, em muitos casos, de doenças mentais.
Fonte: Assessoria de imprensa