quarta-feira, janeiro 15, 2025

Conferência da Criança e do Adolescente auxilia na hora de definir políticas públicas

Joinville – A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveu
um amplo debate e traçou diretrizes importantes para o âmbito municipal, durante evento realizado nos dias 8 e 9 de julho no anfiteatro da Sociesc. Na ocasião, os participantes conheceram o Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente de Joinville. A empresa responsável apresentou os indicadores classificados conforme os cinco eixos do ECA e o perfil sócioeconômico.

O mapeamento dos serviços e do perfil das crianças e adolescentes e da família foi realizado bairro por bairro, assim, foram geradas 43 unidades geográficas.Os representantes da empresa também mostraram o site que está em construção, o qual disponibilizará todos os dados do diagnóstico. A previsão de lançamento é para outubro.

Na noite de abertura (08), o prefeito Carlito Merss destacou que o verdadeiro papel do estado na relação com a criança e o adolescente deve ser colocado em pauta. "É preciso implementar políticas públicas para o Estatuto da Criança e do Adolescente sair dos textos.Os programas voltados a criança e ao adolescente são prioridade no nosso governo", ressaltou. Para o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Humberto Gonçalves Correa, "o espaço é muito importante para o debate e reflexão do Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente de Joinville".

Na quinta-feira (09), cerca de 430 pessoas participaram das cinco oficinas do evento com destaque para 50 adolescentes, de 12 a 18 anos, que estiveram no módulo "Participação de criança e adolescentes nos espaços de construção da cidadania e gestão da política". Jucélio Narciza, um dos coordenadores da oficina, conta que os adolescentes se preocuparam em
elaborar propostas que garantissem ensino de qualidade e capacitação. "Eles propuseram a criação de um núcleo de projetos, redigidos por eles próprios, e expandir para a comunidade."

Antonio Carlos Gomes da Costa, pedagogo, escritor especialista na área de direitos infanto juvenis, explanou a respeito da sua experiência como um dos redatores do ECA, segundo ele, um dos mais importantes instrumentos para estruturalização da Assistência Social. "O ECA trata de direitos e deveres individuais e coletivos, prioriza a condição peculiar de
desenvolvimento da criança e do adolescente e impulsiona a garantia da integridade, do respeito e da dignidade".

O encerramento do evento elegeu os delegados que representarão o município na Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, dia 22 de julho. Foram eleitos 10 delegados adolescentes e 19 delegados representando entidades de atendimento, universidades, conselho tutelar e de direito. Segundo a secretária de Assistência Social, Rosimeri Costa, a conferência teve balanço positivo. "Foi um momento especial na luta pela
implementação das ações de promoção de cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes. Precisamos igualar as relações sociais, para construção de novos espaços públicos e de novas formas de  sociabilidade", frisou.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...