São Bento do Sul – O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e o Departamento do Meio Ambiente trabalharam juntos e lançaram na tarde de sexta-feira, 19, o 5º Concurso Escolar em Comemoração ao Dia Mundial da Água – 22 de março.
Representantes de escolas municipais, estaduais e particulares, estiveram reunidos juntamente com os organizadores, para conhecer as regras do concurso, que premiará os alunos com MP3, netbook e notebook. O concurso está dividido nas seguintes modalidades: desenho livre, criação de um personagem, e de uma história em quadrinhos sobre saneamento básico.
O mascote “Aguamem”, criado há muitos anos pelo Samae, irá impulsionar a criatividade dos alunos ajudando na reflexão da questão ambiental, a criatividade e a fidelidade ao tema. O Departamento do Meio Ambiente explicou que o objetivo é promover a interação entre os alunos, com atividades desenvolvidas somente em sala de aula, e não em casa, focando a valorização do momento em que a turma está reunida para a troca de ideias.
O evento de premiação acontecerá no dia 27 de março na Praça Getúlio Vargas, como forma de confraternização entre as escolas participantes e a comunidade. No dia acontecerão as apresentações culturais como: dança, teatro, música, folclore, fanfarra entre outros, e cada participante ganhará um prêmio de participação. As inscrições deverão ser feitas até o dia 24 de março. Durante a semana também serão desenvolvidas ações ligadas ao tema, onde Departamento de Meio Ambiente, Defesa Civil, Secretaria de Obras, Comdema , Consórcio Ambiental Quiriri e Samae, estarão trabalhando juntos.
Regras
De 1º até 5º ano, será proposto um desenho livre, onde o tema é "Associação da Água e Mata Ciliar". Cada escola inscrita apresentará 10 desenhos, no qual o vencedor receberá um MP3. O personagem Aguamem do Samae, muito utilizado para educação ambiental, será revitalizado. Suas histórias terão a complementação de um novo personagem, um vilão.
O ensino do 6º até o 9º ano, desenvolvera esta figura, e cada colégio irá enviar cinco trabalhos, mas apenas um vencedor de todas as escolas irá receber o prêmio. Atualmente existem três edições do Aguamem, e as novas histórias podem ser desenvolvidas pelos estudantes do ensino médio com o tema “Um vilão para as aventuras do Aguamem”, sendo a última possibilidade. Cada uma pode enviar cinco histórias em quadrinhos, no padrão das edições anteriores, mas apenas um aluno da cidade receberá o prêmio.
Os desenhos das três categorias deverão ser entregues até o dia 12 de março, às 17h.
Modalidades
01 – Desenho Livre – Tema – “Associação da Água e a Mata Ciliar”. Para alunos do 1º ao 5º das séries iniciais das redes públicas municipais, estaduais e particulares.
02 – Criação de um personagem – Tema “Um vilão para as Aventuras do Aguamem”. Para alunos do 6º ao 9º das séries iniciais das redes públicas municipais, estaduais e particulares.
03 – Criação de uma História em Quadrinhos para o Aguamem – Sobre Saneamento – Tema “Água e Mata Ciliar”. Para compor o 4º Gibi da série “As Aventuras do Aguamem”.
Para alunos do Ensino Médio das redes públicas municipais, estaduais e particulares. Premiação 1º lugar da Modalidade 01 – de 1º à 5º ano – 01 MP3 para um vencedor por escola 1º lugar da Modalidade 02 – de 6º à 9º ano – 01 Netbook para um único vencedor geral 1º lugar da Modalidade 03 – para o ensino médio – 01 Notebook para um único vencedor geral.
AI/24 Horas