Rio Negrinho – A terceira edição do Concurso Escolar Municipal de Declamação começou. As primeiras apresentações foram realizadas na noite da terça-feira passada, dia 28 de agosto, com os declamadores das categorias Juvenil Sênior e Juvenil. O evento foi realizado no auditório do Centro de Excelência Evaristo Stoeberl.
Na categoria Juvenil Sênior, de 16 a 18 anos de idade, dois declamadores se apresentaram. O primeiro lugar ficou com Rubens Santana Júnior que somou 122,8 pontos. Ele declamou “Meu paizinho caminheiro” de Leia Miranda Sora. A segunda colocação foi conquistada por Tiago Alves Ribeiro que declamou “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, e somou 114,8 pontos.
Pela categoria Juvenil, de 13 a 15 anos, a terceira colocação foi de Gabriella Maindanchen de Lima. Ela somou 118,8 pontos declamando “A Pátria”, de Olavo Bilac. A segunda posição foi conquistada por Dérick Mateus de Souza que declamou um texto de autoria própria, intitulado “Saudades”. Ele totalizou 121,9 pontos. O primeiro lugar ficou com Gabriela Camila Galikoski. Ela declamou o texto “SOS Criança”, de Glícia Murara Neidert, somando 127 pontos na classificação.
A comissão julgadora, formada por cinco integrantes, avaliou o declamador quanto aos quesitos de interpretação, dicção, desenvoltura e fidelidade ao texto. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um livro e uma medalha. Todos os participantes também receberam uma medalha de participação.
Além das declamações, o público prestigiou apresentações musicais com um quarteto de violinos da Escola de Música Professor Valdeci Maia. A secretária de Educação, Fátima Alexandroni Masutti, comentou que o evento é muito importante para dar continuidade aos bons resultados alcançados na qualidade do ensino municipal. Além disso, parabenizou todos os finalistas que venceram as etapas nas unidades escolares.
Nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, é a vez das crianças da categoria Infanto-Juvenil, com idade entre 10 e 12 anos. A apresentação acontecerá a partir das 19h, também no Centro de Excelência Evaristo Stoeberl. A entrada é livre para toda a comunidade.
UNOPress