Joinville – Uma comitiva de Schaffhausen, capital de Cantão de Schaffhausen, na Suíça, está chegando em Joinville neste final de semana para prestigiar a 71ª Festa das Flores e participar de homenagem aos imigrantes suíços, entre outras atividades. A programação oficial começa no domingo (15), com um jantar com o prefeito de Joinville, Carlito Merss, no Hotel Bourbon.
Entre os integrantes da comitiva estão a presidente do Conselho do Governo de Cantão de Schaffhausen, Rosmarie Widmer Gysel (o que equivale ao cargo de governadora no Brasil), o secretário de Economia do Cantão, Erhard Meister, a coordenadora de Relações Exteriores do Cantão, Katrin Cometta-Müller, e o ex-deputado cantonal Charles Gysel.
Na segunda-feira (16), os suíços visitam a Câmara de Vereadores e a Associação Empresarial de Joinville (Acij). Na terça (17), participam de
uma homenagem aos imigrantes suíços no Cemitério do Imigrante, visitam o Museu de Imigração e participam da abertura oficial da Festa das Flores. Na quarta-feira (18), visitam o Museu do Sambaqui e empresas. Na quinta-feira (19), eles conhecem a Escola Municipal Hans Muller, o Centro de Educação Infantil (CEI) Alzelir Pacheco, empresas e a Univille. O retorno para a Suíça será na sexta (20) pela manhã.
É do Cantão de Schaffhausen que veio a maioria dos imigrantes suíços para a cidade joinvilense na época da colonização. Desde 2007, Joinville mantém acordo de Cidade Irmã com a cidade de Schaffhausen. Em novembro, uma comitiva de Joinville iria à Suíça para participar da Feira de Outono, tradicional evento de Schaffhausen, mas a viagem foi cancelada por falta de aprovação da Câmara de Vereadores em tempo hábil.
Fonte : Assessoria de Imprensa