Joinville – Um jantar neste domingo (15) com o prefeito, Carlito Merss, e com o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Eni Voltolini, abriu oficialmente a programação da visita à cidade pela comitiva de Schaffhausen, capital de Cantão de Schaffhausen, na Suíça, que é uma das cidades-irmãs de Joinville. O presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Silva, também esteve presente.
Durante todo o evento, o prefeito conversou com a presidente do Conselho do Governo de Cantão de Schaffhausen, Rosmarie Widmer Gysel (o que equivale ao cargo de governadora no Brasil). Eles discutiram sobre as ações para estreitar relações entre as duas cidades, principalmente na área do turismo.
Os suíços vão participar da abertura da 71ª Festa das Flores e também serão homenageados no Cemitério do Imigrante, na terça (17). Na
quarta-feira (18), visitam o Museu do Sambaqui e empresas. Na quinta-feira (19), o grupo conhece a Escola Municipal Hans Muller, o Centro de Educação Infantil (CEI) Alzelir Pacheco, empresas e a Univille. O retorno para a Suíça será na sexta (20) pela manhã.
Entre os integrantes da comitiva estão o secretário de Economia do Cantão, Erhard Meister, a coordenadora de Relações Exteriores do Cantão, Katrin Cometta-Müller, e o ex-deputado cantonal Charles Gysel.
É do Cantão de Schaffhausen que veio a maioria dos imigrantes suíços para a cidade joinvilense na época da colonização. Desde 2007, Joinville mantém acordo de Cidade Irmã com a cidade de Schaffhausen.
Fonte : Assessoria de Imprensa
