Joinville – Integrantes do Comitê Gestor para Articulação de Políticas Públicas de Promoção para a Igualdade Racial (CGPIR), criado em novembro do ano passado, apresentaram ao prefeito de Joinville Carlito Merss, ao vice Ingo Butzke, secretários e presidentes de fundações algumas ações em andamento.Também foi a oportunidade para chamar as secretarias a participarem das discussões do comitê e ouvir sugestões para o desenvolvimento de uma política pública de governo. A reunião aconteceu na Sala do Colegiado, na tarde desta terça-feira (19).
Uma ação em andamento é a formação de professores para que se sintam preparados para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, obrigatório pela lei 10.639 de 2000. Em 2009, a Secretaria de Educação promoveu debates, encontros e entregou material para que, neste ano, os professores comecem o ano letivo com o ensino da história e cultura afro incluído no seu planejamento. Também participaram das formações orientadores, supervisores e diretores. "Queremos que os professores trabalhem o assunto em todas as disciplinas, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos – EJA", destacou Rakel de Queiroz, coordenadora de ensino fundamental.
Durante o encontro, ficou acertada uma visita à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) para que o grupo conheça o Simgeo (Sistema de Informação Municipal Geo Referenciadas), que deve agregar informações territoriais, mas também, a médio prazo, informações sobre educação, assistência social e saúde. "Essa ferramenta pode ser utilizada para facilitar o trabalho do comitê", destacou o secretário da Seplan, Eduardo Dalbosco.
A secretária de Assistência Social, Rosemeri Costa, sugeriu que os servidores da Prefeitura não fiquem de fora das discussões, já que trabalham diretamente com o público. Rosemeri também comentou que o Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente de Joinville, a ser oficializado em agosto, vai contribuir com informações de indicadores étnicos. "Vamos reforçar junto à empresa que está desenvolvendo este trabalho a importância desses dados", disse a secretária. Outro desafio do comitê é mapear onde está a população negra de Joinville. O censo 2010 do IBGE vai ajudar neste trabalho.
A secretária chefe de Gabinete, Marta Heinzelmann, pediu que todos os secretários indiquem até o final da próxima semana uma pessoa para ser a ponte entre a unidade e o comitê, que se reúne no Museu da Imigração e Colonização a cada 15 dias. O trabalho não é remunerado.
Para o prefeito Carlito Merss, as ações precisam ter foco, e direcioná-las para as crianças é o melhor caminho para promover uma mudança cultural. Carlito elogiou o trabalho do comitê em chamar todas as secretarias para a construção de uma política intersetorial. "Temos que integrar as informações e qualificá-las, porque há muito o que fazer", complementou.
O Comitê Gestor para Articulação de Políticas Públicas de Promoção para a Igualdade Racial (CGPIR) foi criado durante a Semana da Consciência Negra, evento inédito em Joinville. Neste mesmo período, Joinville assinou o termo de adesão ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR). O Fórum promove uma ação continuada entre os governos federal, estaduais e municipais com a finalidade de articular, capacitar, planejar, executar e monitorar ações de promoção da igualdade racial e no combate às desigualdades raciais. Mais de 600 municípios, muitas capitais,
aderiram ao Fórum em 2009.
Fonte: Assessoria de imprensa