Florianópolis – O governador Raimundo Colombo sancionou, na semana passada, a lei que estabelece a Semana Estadual de Incentivo e de Valorização dos Doadores de Sangue e de Medula Óssea. A data será comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de outubro.
A lei tem por finalidade conscientizar e incentivar a sociedade das necessidades de doar sangue e medula óssea. Serão realizadas ações educativas visando estabelecer a população quanto aos procedimentos que envolvem as doações, bem como a necessidade de manter o cadastro de doador estadual (Hemosc) e nacional (Redome) devidamente atualizado.
Segundo Raimundo Colombo, todos podem salvar vidas através deste ato de solidariedade. “Esse é um gesto muito bonito e que deve fazer parte da nossa vida. Os catarinenses sempre são solidários em contribuir com dinheiro, roupas ou alimentos. Precisamos nos conscientizar e lembrar que muitas pessoas precisam também da doação de sangue e de medula óssea”, explicou.
O Governo do Estadual entende que a necessidade de transfusões de sangue ou transplantes de medula óssea precisam da atenção do poder público e da comunidade catarinense, pois todos correm o risco de precisarem do procedimento. “Queremos aumentar o número de doadores voluntários com essa campanha de comunicação e educação”, destacou o governador Colombo.
