segunda-feira, julho 21, 2025

Colheita de frutas de caroço em Pinheiro Preto está na reta final

Pinheiro Preto – Uma das principais fontes de renda do município de Pinheiro Preto está apresentando uma queda. A fruticultura, com a colheita das frutas de caroço e de uva, está em ritmo acelerado, porém apresentando uma redução nas expectativas devido às condições climáticas. Segundo o secretário da pasta Edson Rabuske os  agricultores devem ficar atentos e reforçar os cuidados com as  espécies plantadas. “O produtor que precisar de alguma orientação pode entrar em contato com a secretaria que, na medida do possível, ações serão tomadas” afirma.

No segmento da uva, que possui uma área plantada de aproximadamente 370 hectares, a expectativa de colheita era de 6660 toneladas do produto, porém, devido a geada, a secretaria trabalha com uma expectativa de quebra de aproximadamente 30% na produção geral “Há propriedades em que a geada acabou comprometendo 100% da produção,
porém no geral, a perda foi um pouco menor” afirma o engenheiro agrônomo da Epagri, Leandro Crestani.

Ainda para a uva, que é disponibilizado essencialmente para o mercado interno, o procedimento de colheita está transcorrendo neste mês de fevereiro, com indicações para conclusão, da maioria da produção, até o final do mês.
Já para as frutas de caroço, que possuem uma área plantada de aproximadamente 150 hectares, e tinha uma expectativa de colheita de 3300 toneladas, as perdas também foram registradas. A colheita que, em sua maioria, já se encerraram no município, é destinada para vendas in natura no comércio local e regional, além de polos como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nas frutas de caroço, que representam a produção de pêssego, nectarina e ameixa, as perdas giram em torno de 15 a 20%, porém decorrentes da estiagem, que comprometeu a qualidade e a quantidade (por peso) dos produtos. Um dos fatores que intensificou a quebra de produção faz referência as novas normativas de utilização de produtos agroquímicos,
que agora passam por uma fiscalização mais intensa “Os produtores ainda estão se adaptando e a orientação é que, embora com os prejuízos, não deixem de fornecer os cuidados necessários as variedades” finaliza o secretário Edson Rabuske.

Josiane Zago
Foto: Jorge Rigo
UNOPressPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...