segunda-feira, julho 21, 2025

Classe artística de São Bento do Sul 50 projetos concorrendo no Simdec 2010

São Bento do Sul – A classe artística de São Bento do Sul é uma das mais representativas do Estado. A luta por melhorias na parte cultural e apresentações de qualidade integram o currículo dos artistas do município. Um dos fatores que  tornam a cultura são-bentense bem vista é o Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, que desde 2008 já auxiliou que 60 trabalhos foram efetivamente executados.

Os projetos que concorrem ao Simdec 2010 já foram entregues à Fundação Cultural. Ao total, foram 50 inscritos envolvendo diferentes áreas – música, patrimônio histórico, literatura, teatro, etc -, sendo 27 pelo Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura (MMIC) e 23 pelo Edital de Apoio às Artes.

Os projetos que concorrerão ao Edital poderão ter orçamento máximo de R$ 9.060,00 e o proponente não precisa fazer a captação. O valor é depositado diretamente na conta do projeto específico pelo Fundo Municipal de Cultura. A avaliação é feita por comissões julgadoras específicas e temporárias, compostas por três membros com reconhecida atuação na área. Na terça-feira, 23, a comissão atual já havia se reunido para analisar os aspectos formais do preenchimento do formulário de encaminhamento de projeto, compatibilidade de custos orçamentários com os valores de mercado e a legalidade e autenticidade dos documentos apresentados.

Os projetos inscritos no MMIC são analisados pela Comissão de Análise de Projetos (CAP), composta por cinco representantes do poder público e cinco representantes da classe cultural. A esses projetos, a verba disponibilizada tem orçamento máximo de R$ 30.200,00, que são  financiados por pessoas físicas ou jurídicas de direito público e privado, por meio de captação de recursos e renúncia fiscal autorizada junto aos contribuintes do ISS e do IPTU. A CAP também iniciou as avaliações no dia 23.

Para aprovação são analisados mérito artístico ou cultural, a contrapartida social proposta, o caráter multiplicador do projeto, o currículo do proponente, a viabilidade e coerência orçamentária, a imprescindibilidade do incentivo para a realização do projeto e a exequibilidade dos prazos propostos. Cada critério tem um peso diferente e é necessário atingir 84 pontos de um total de 120.

O resultado está previsto para sair no dia 17 de março. Mas, a diretora cultura Ivana Lampe explica que isso depende do trabalho das comissões que trabalham voluntariamente. A CAP programou reunir-se durante toda esta semana pela manhã e à tarde para analisar os 27 projetos inscritos. Serão aprovados no mínimo cinco no valor de 30.000,00

AI/Redação 24 Horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...