Joinville – A mente humana é cercada de mistérios, inclusive aqueles ligados a psique. Com a intenção de desvendar esses enigmas, o Ciclo de Cinema prossegue sua programação "Labirintos da Psique" neste fim de semana. Na sexta-feira (12/03) o ciclo exibe a produção "Violação", de 2003. O filme lembra um documentário, onde a personagem passa por interrogatório.
No sábado (13/03) a sessão recebe o drama "Meu tio da América", de 1980. A trama gira em torno da pesquisa do professor Henri Laborit, sobre a teoria de que o ambiente interfere na formações da personalidade dos seres humanos. No elenco está o francês Gérard Depardieu.
A programação vai apresentar produções do Cinefrance, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil. As sessões do ciclo do mês de março serão exibidas no Galpão do Teatro da Ajote. A mudança de local se deve a manutenção realizada na sala de cinema da Cidadela Cultural. O Ciclo de Cinema é exibido nas sextas-feiras e sábados sempre às 19 horas. A entrada é aberta ao público em geral e gratuito.
Sinopse dos filmes:
Violação (Viol) (França, 2003).
De Sophie Fillières. Com Marie Armelle Deguy, Myriam Boyer. Cores. Duração 94min. Inspirado de uma notícia de jornal, a peça se aproxima de uma tragédia moderna oferecendo um processo fatal onde a interrogadora, pacientemente mas inexoravelmente, faz emergir a falta inicial, o episódio, o gesto, o signo que o personagem principal viu sem querer tê-lo visto.
Meu tio da américa (Mon oncle d"amérique) (França, 1980).
De Alain Resnais. Com Gérard Depardieu, Nelly Borgeaud, Nicole Garcia, Roger Pierre. Drama em Cores. Duração 125min. O título do filme faz alusão a um personagem obscuro. Não se sabe se ele está morto, rico ou miserável, numa América que jamais aparece. Os labirintos aqui trilhados são os dos
textos científicos de Henri Laborit. Alain Resnais é uma das personalidades mais marcantes do cinema francês: Meus filmes são uma tentativa, ainda que grosseira e muito primitiva, de aproximar-se da
complexidade do pensamento, de seu mecanismo. Premiações: Grande prêmio do júri e Prêmio Fipresci em Cannes em 1980; e Indicado na categoria melhor filme estrangeiro no Oscar em 1981.
Serviço:
* O quê: Ciclo de Cinema de março
* Quando: confira a programação
* Onde: Galpão de Teatro da Ajote da Cidadela Cultural – Rua XV de Novembro, 1383
* Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.2190 na FCJ
AI/Redação 24 Horas
