Planalto Alegre – Desde o último sábado, dia 26 de março, a chuva não parou em Planalto Alegre. Além de chover todos os dias nesta semana, a chuva foi forte e causou vários estragos na infra-estrutura do município. Os prejuízos estão sendo calculados.
No rio Antinhas, entre as Linhas Amizade e Progresso, a chuva destruiu a ponte que ligava o município de Planalto Alegre a Guatambu. Já no rio Taquarinha a água encostou na ponte. O morador de Linha Taquarinha, Cristiano Camatti, comenta que nasceu no local e nunca viu tanta água naquele rio.
Além disso, tubos de bueiros foram destruídos e em alguns locais foram levados pela água. A chuva também trancou bueiros e causou vários danos nas estradas do município, principalmente nas Linhas Taquarinha, Feliciano, Tope da Serra e Amizade. “Recentemente fizemos melhorias em várias estradas, e, em 60 dias deixaríamos as demais estradas do município também em excelente estado. No entanto, a chuva destruiu o serviço feito até o momento. É lamentável a situação que ficaram as estradas. Estamos com as máquinas consertando os casos mais urgentes”, comenta o prefeito Edgar Rohrbeck.
Outro prejuízo causado pelas fortes chuvas foi na rede de água que vem da Cambucica em direção à cidade. Nas Linhas Taquarinha e Melancia, valas foram abertas pela chuva, deixando os encanamentos da rede expostos. Além disso, os canos do abastecimento de água da cidade também foram destruídos, deixando ontem (31), os moradores sem água até às 22h30min.
Na agricultura também será feito levantamento dos estragos pela Secretaria de Agricultura e Epagri. O secretário Carlos Panho comenta que com certeza a produção de leite, milho, soja, feijão e fumo apresentarão prejuízos.
UNOPress