Chuvas mantém riscos de deslizamentos no Sul

Voltou a chover de forma moderada no Sul do país, aumentando ainda mais os transtornos. O nível dos rios continua elevado e o solo encharcado mantém o potencial para deslizamentos de encosta. "Como se não bastasse, o mar bastante agitado faz com que a vazão dos rios da Região Sul diminua consideravelmente. Ou seja, mesmo que estivéssemos sob uma situação de tempo seco, os rios não baixariam com facilidade", afirma Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Entre o Sudeste e a Bahia, uma frente fria perde força e influencia o tempo apenas das áreas próximas do mar. No interior do Brasil, apenas áreas de instabilidade causam nebulosidade e chuvas. Mais ao norte do país, o município de Confresa, no Mato Grosso, registrou mais de 30mm em apenas uma hora, valor que corresponde a mais de 20% da precipitação normal para o mês de outubro. Em Santarém, no oeste do Pará, uma área de instabilidade provocou chuva moderada com trovoadas durante a madrugada.

Previsão para os próximos dias
De acordo com os meteorologistas da Somar, os primeiros dias de outubro seguem com tempo instável e chuvas no Sul, em partes do Sudeste, Centro-Oeste e Bahia, com um acumulado de chuva que varia entre 5mm e 30mm pelos próximos cinco dias. No Amazonas, Acre e Roraima, áreas de instabilidade causam chuvas em torno dos 50mm nas áreas mais próximas da fronteira com o Peru, Colômbia e Venezuela. Por outro lado, o tempo permanecerá seco e ensolarado em boa parte do Nordeste, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amapá e Rondônia. Apesar da continuidade das chuvas, a temperatura entra em elevação em todo o país nos próximos dias. Apenas no leste da Região Sul, a temperatura máxima permanece baixa, variando entre 21°C e 24°C. 
 
Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *