Joinville – O secretário de Infraestrutura Urbana (Seinfra) da Prefeitura de Joinville, Ariel Pizzolatti, e o secretário distrital de Pirabeiraba, Sidney Sabel, percorreram as áreas mais críticas do Distrito de Pirabeiraba atingidas pelas fortes chuvas deste final de semana e vistoriaram as obras de recuperação das estradas, que começaram nesta segunda-feira (25). "Os custos para recuperar estes estragos devem ultrapassar R$ 100 mil", estimou Pizzolatti.
Durante cerca de duas horas os dois secretários vistoriaram estradas, pontes e passagens de rio em localidades rurais no Rio da Prata, Estrada do Pico, Estrada Quiriri, Estrada d"Oeste, Estrada da Fazenda e rua 15 de Outubro. "Vamos precisar de mais duas retroescavadeiras, dois caminhões, além de muito material para recuperar as ruas e estradas que foram destruídas pelas águas da chuva e correntezas", disse o secretário distrital.
Pizzolatti ficou impressionado com o tamanho dos estragos provocados pela força das águas, principalmente junto às cabeceiras de pontes baixas sobre o rio Quiriri. Durante as fortes chuvas, muita pedra rolou das encostas e assoreou os rios. Árvores e barro foram trazidos pelas águas que inundaram estradas, cobriram pontes e destruíram algumas tubulações de drenagem. As chuvas também provocaram um desmoronamento que bloqueou a Estrada do Quiriri de Baixo.
"Precisamos resolver com urgência a situação das pontes, principalmente as do Quiriri, além de recuperar as estradas. Isso se São Pedro deixar e o tempo melhorar", afirmou o secretário Pizzolatti. Na localidade do Quiriri residem aproximadamente 45 famílias de agricultores, que ficaram
praticamente ilhados na noite de sábado (23) para domingo (24).
Segundo boletim da Defesa Civil, Pirabeiraba e Jardim Sofia foram as regiões mais afetadas pelas chuvas do final de semana. Muitos moradores ficaram ilhados, sem poder cruzar o rio, que saiu mais de um metro e meio do seu leito, danificando cinco pontes, sendo três na Estrada Quiriri. Uma dessas três pontes foi interditada pelo Corpo de Bombeiros e Secretaria de Pirabeiraba. O secretário distrital, Sidney Sabel, passou o final de semana acompanhando a situação junto com a equipe da Defesa Civil e com engenheiros e técnicos da Seinfra.
Fonte: Assessoria de imprensa