terça-feira, dezembro 23, 2025

Chuva deixa Videira em situação de emergência

Videira – Depois de uma reunião com todos os secretários e a Defesa Civil, o prefeito de Videira – Wilmar Carelli decretou nesta sexta-feira (23), Situação de Emergência, em virtude das fortes chuvas que atingem o município desde a última quarta-feira (21). A medida foi tomada após o Rio do Peixe, que corta o centro da cidade e passa por vários bairros, ter subido 4,90m, acima do nível normal e ter causado vários prejuízos. “Essa é uma medida de precaução, pois com o Decreto, caso seja necessário,  poderemos contratar empresas para a realizarem caráter emergencial serviços e obras necessárias à recuperação da infraestrutura danificada, bem como auxiliar a população atingida”, explicou Carelli que também cancelou as aulas na rede Municipal de Ensino.

Ofertas Amazon

O grande volume de água registrado nos últimos dois dias, causou 13 pontos de alagamentos em 11 bairros da cidade: Centro, Panazollo, Pedreirinha, Carboni, Alvorada, De carli, Vista Alegre, Cibrazém, Farroupilha, Rio das Pedras e São Cristovão. Uma casa desabitada , no bairro Farroupilha desabou.
Cerca de 20 pessoas estão desabrigadas e foram alojadas em dois abrigos públicos montados no Parque da Uva e na Escola Municipal Paulo Fioravante Penso. Outras 200 pessoas também foram retiradas de suas casas e buscaram abrigo em casas de amigos, vizinhos ou parentes.

Para atender todos os atingidos, a Prefeitura de Videira, através da Defesa Civil Municipal montou um “QG”, junto ao Corpo de Bombeiros, onde todas as ações estão centralizadas. Os atingidos devem ligar 193, em caso de emergência. “Mobilizamos cerca de 100 pessoas entre bombeiros, policiais militares, servidores municipais e voluntários, além de mais de 40 veículos, para ficarem de sobreaviso. Passamos a madrugada monitorando os pontos mais críticos e atendendo a população, e graças a Deus não houve nenhuma situação grave. No entanto, caso seja necessário, estamos preparados para agir”, explica o coordenador da Defesa Civil – Gilmar Rissardi, apontando que pelo menos 2.400 m² de lona foram distribuídos.

No início da tarde, a chuva deu uma trégua e apenas os trechos da Rua XV de Novembro e da Avenida Manoel Roque, mantinham pontos de alagamento. “O nível do rio já baixou cerca de 70 centímetros o que minimiza a situação. Mesmo assim queremos pedir a atenção e compreensão da população para que não resista ao apelo da Defesa Civil, quando for solicitado que deixem as casas que estão em risco. Essa é uma medida que visa garantir a integridade física dos moradores de áreas de risco. Além disso, quem não tiver a necessidade de sair, deve permanecer em casa, evitando transtornos e riscos no trânsito”, conclamou Carelli.




O prefeito solicitou ainda, que todos os secretários fiquem de prontidão para atender os chamados da população. “Infelizmente as previsões apontam que no domingo e na segunda-feira, fortes chuvas podem voltar a ocorrer, por isso, estamos criando estratégias para minimizar o máximo possível os transtornos”.

Fonte: Assessoria de imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Atendimentos gratuitos na Faculdade Anhanguera Jaraguá do Sul e Joinville

A Faculdade Anhanguera oferece atendimentos gratuitos ou com preços...

Aniversário de Blumenau 175 Anos

A cidade de Blumenau deu início às comemorações de...

Bailarinas de Porto Belo participam de pré-audição para integrar a Escola Bolshoi

Duas jovens talentos de Porto Belo participaram no dia...

Emprega Mais impulsiona empregos e qualificação em Porto Belo

Porto Belo promove 5a. edição do Emprega Mais para...