segunda-feira, julho 21, 2025

Centro Tecnológico visa transformar Tubarão em centro de difusão de tecnologia

Tubarão – Transformar Tubarão em um centro de difusão de tecnologia é um dos objetivos do projeto que começa a ser estruturado pela prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Indústria e Comércio, em conjunto com entidades empresariais e empresários do setor de Tecnologia da Informação (TI).

Representantes de entidades como ACIT, CDL, Senac, SENAI, Unisul, Sindilojas, Agência de Desenvolvimento Regional da Amurel (ADRAN), Associação das Empresas de Tecnologia de Tubarão e Região (ATEC) reuniram-se na manhã desta terça-feira (12), com o prefeito em exercício, Felippe Luiz Collaço e o secretário de Indústria e Comércio, Estêner Soratto da Silva Júnior, para discutir a criação de um  Centro Tecnológico em Tubarão.

A ideia é inspirada no modelo adotado em Florianópolis que, em 1988, criou o parque tecnológico Alfa para receber empresas desenvolvedoras de softwares e produtos associados, e hoje possui um dos maiores polos de tecnologia do estado.  “Nosso município já tem demanda suficiente para sediar um centro tecnológico. Concentrar empresas e profissionais em um parque destes vai atender nossa necessidade e incentivar o desenvolvimento de pesquisas, já que as empresas se sentirão mais motivadas”, comenta Estêner.

Por meio da união destas empresas, o setor de TI pode se transformar em um dos pilares econômicos do município, sendo grande gerador de renda e desenvolvimento. Atualmente, 20 empresas estão integradas à ATEC. A associação presidida pelo empresário Andrey Abreu, da Nexxera Techpeople, manifestou interesse pela ideia. “Além de gerar novos empregos, nosso objetivo também é aproveitar os profissionais formados pelas instituições de ensino locais, que todos os anos chegam ao mercado de trabalho. Este tipo de empresa se alinha aos interesses do município, além de não exigir grandes investimentos em infraestrutura para sua instalação”, destaca.

Durante a reunião, o grupo apresentou as necessidades mais urgentes para a criação do Centro Tecnológico (CT). O prefeito em exercício, Pepê Collaço confirmou a participação da prefeitura e sinalizou positivamente com a concessão de imóvel para a construção do CT e designou ao secretário a tarefa de efetuar estudo para conceder às empresas incentivos tributários (ISS e IPTU). A divulgação do projeto na mídia local e estadual também será uma das atribuições da administração municipal. As demais necessidades serão discutidas em novos encontros a serem agendados com a comissão formada ao final da reunião.

Outra decisão tomada durante o encontro foi o entendimento de que não será criada uma nova incubadora de empresas de tecnologia e sim utilizado o Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE), incubadora de empresas fomentada pela Unisul e incentivada pela ACIT.

Assessoria de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...