Joinville – Joinville conta agora com um espaço único que reúne os principais serviços relacionados ao encaminhamento para o mercado de trabalho e à capacitação profissional oferecidos pelo município. O Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat), inaugurado nesta sexta-feira (14/12), representa um marco e oportuniza maior comodidade e facilidade às pessoas que precisam de encaminhamentos relacionados ao mundo do trabalho.
Autoridades e parceiros que contribuíram para a concretização do Cepat estiveram presentes na cerimônia de inauguração, entre eles o prefeito Carlito Merss, o vice-prefeito, Ingo Butzke, e a secretária de Assistência Social, Rosemeri Costa.
O Cepat, que fica na rua Abdon Batista, concentra os serviços de intermediação de mão de obra, habilitação ao seguro-desemprego, qualificação profissional e ações relacionadas à geração de renda. No local, funciona o Sistema Nacional de Empregos (Sine) municipalizado, que permite que os trabalhadores tenham acesso a vagas de emprego de todo o País, por meio do Portal Mais Emprego.
Na unidade, também são ofertadas oportunidades de capacitação e qualificação. O Serviço de Preparação e Formação Profissional atua na qualificação para o mercado de trabalho, através de encaminhamentos para cursos, orientações para entrevistas de trabalho, seleção de adolescentes para estágios, realização de oficinas e encaminhamentos para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Social (Pronatec Social). Já o Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas atua por meio de assessoria a grupos de trabalhadores que lidam com material reciclável e grupos de artesanato, formalizados ou não em associações ou cooperativas.
“Este é um novo posto de atendimento para os trabalhadores encaminharem suas demandas. É fruto de uma luta histórica, que agora vai beneficiar trabalhadores formais e informais. Sempre houve uma vontade muito grande de se criar um posto do Sine municipalizado e, juntamente com os serviços já oferecidos pela Secretaria de Assistência Social, o Cepat tornou-se um espaço completo para o trabalhador, que pode usufruir dos serviços de forma gratuita”, ressaltou o diretor executivo do Cepat, João Batista Souza.
No total, 31 funcionários atendem ao público no Cepat, que funciona das 8h às 14h.
UNOPressPress