Itajaí – Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionários da Empresa Liquigás, tiram uma aula diferente na última semana, ao visitarem o Centro de Documentação e Memória Histórica (CDMH), mantido pela Fundação Genésio Miranda Lins. Durante a visita, os estudantes participaram do projeto “Compartilhando nossa História”, que integra o Programa de Educação Patrimonial da Fundação.
A visita ao Centro de Documentação foi uma iniciativa da professora de História, Adriana Packer, que atua no Programa da EJA desenvolvido pelo SESI na Empresa Liquigás. Os estudantes foram atendidos pela equipe do Projeto “Compartilhando nossa História” e encaminhados para a Sala de Pesquisa, onde a Diretora do CDMH enfatizou sobre a importância do patrimônio documental do Município de Itajaí.
Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer o acervo iconográfico (fotografias) digitalizado e ter acesso à história de Itajaí através das diversas vistas da cidade, da evolução do Porto, dos logradouros, das pessoas e famílias e das instituições. Também conheceram a hemeroteca, onde tiveram acesso às coleções do Jornal do Povo, Jornal O Progresso e do Diário do Litoral.
Durante a visita, os alunos relembraram um acidente que foi destaque em sua época: um naufrágio na praia de Cabeçudas na década de 1970, o que foi motivo de pesquisa deste período da História de Itajaí. Desta forma, o projeto organizado pelo CDMH proporcionou aos alunos da EJA uma dinâmica alternativa à sala de aula, em que todos, alunos, professora e servidores, foram beneficiados pela ação.
Fonte : Vera Estork-FGML
