Itajaí – O sexto encontro de 2010 do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) acontecerá, nesta sexta-feira (06), em Itajaí. A reunião terá início às 9h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), situada na rua Jorge Matos, nº 21, Centro. Na pauta de votação estão os projetos do Pró-Emprego, que devem abrir 1.339 vagas de trabalho para a região de Itajaí. Entre as 12 empresas interessadas, a maioria do setor portuário, está o grupo italiano Azimut-Benetti, responsável por 1.088 das 1.339 vagas de emprego que vão estar em votação nesta sexta-feira.
O Programa Pró-Emprego foi instituído pela Lei nº 13.992, de 15 de fevereiro de 2007, e regulamentado pelo Decreto nº 105, de 14 de março de 2007. Tem como objetivo a geração de emprego e renda no território catarinense por meio de tratamento tributário diferenciado do ICMS.
O grupo italiano Azimut-Benetti irá construir em Itajaí um estaleiro. A empresa européia é uma das maiores do mundo no setor de barcos de esporte e lazer. A unidade de Itajaí será especializada em lanchas de luxo. O investimento da Azimut-Benetti em Santa Catarina é de R$ 180 milhões.
O estaleiro italiano foi contemplado pelo Pró-Náutica, benefício do Governo do Estado que reduziu de 25% para 7% a alíquota de ICMS para a indústria de embarcações de lazer.
O objetivo do CDR é analisar e votar projetos de interesse dos municípios que visam recursos do Governo do Estado. A reunião desta sexta-feira será presidida pelo secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Gilberto Antônio Gadotti.
AI/Redação24Horas