Timbé do Sul – Já estão em fase de construção as 30 casas populares contempladas para famílias timbeenses por meio do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.
Uma iniciativa da área social do município que ganhou a parceria do Ministério das Cidades, da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab) e do Crédito Solidário (Cresol), está transformando a vida de 30 famílias da área urbana em Timbé do Sul.
Para estas famílias, que apresentaram um terreno com escritura, contrato de compra e venda ou com autorização da família para construção da casa o momento é de esperança para melhorar a qualidade de vida.
A casa da senhora Francilina Velho, de 61 anos, é uma das que estão com a obra mais avançada, faltando acabamentos e lavanderia. Ela, que não sabe ler nem escrever e tem dois filhos morando em casa, diz estar alegre com a expectativa de ganhar uma residência própria. “Estou ansiosa, pois ainda pago aluguel e meus filhos não têm emprego fixo” diz ela.
Cada família foi beneficiada gratuitamente com uma casa de alvenaria de 37 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, em um valor de R$ 12 mil.
Mais moradias populares estão previstas no Plano Habitacional
Para a assistente social do município, Luciana Florêncio André, este é o início da recuperação do déficit habitacional, cenário negativo este que foi diagnosticado recentemente pelo Plano Habitacional Municipal, contratado pelo governo municipal. “A intenção agora é captar mais projetos na área social, pois a carência de casa própria principalmente na área rural é preocupante”, revela Luciana que ainda será necessário investir muito para sanar todas as problemáticas. Uma delas, por exemplo, é de que 11% das casas no município não têm banheiro e 14% têm banheiros irregulares para uso.
Com a conclusão do Plano e todos os dados referentes à habitação, a Secretaria de Assistência Social já está formulando outra captação de recursos para garantir mais moradias populares.
Larissa Biléssimo
ai/24hras