Criciúma – O período de carnaval é o momento de maior vulnerabilidade e exposição às doenças sexualmente transmissíveis. Nessa época é que se fundamenta a importância e o comprometimento da saúde pública na cobertura dos encontros de comemoração da maior festa brasileira. Preocupados com os índices, a secretaria do sistema da Saúde, por meio do programa de prevenção às DST/HIV/AIDS em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) organizou uma programação de conscientização para os dias de festa, com o slogan – Bloco da Prevenção – Não importa sua fantasia, saia sempre nesse bloco – Use sempre Camisinha.
O programa prevê a distribuição de mais de 200 mil camisinhas antes e durante os festejos. “Realizaremos uma campanha, depois da festa, incentivando as pessoas a realizarem o teste para descobrirem se estão ou não infectadas”, explicou a coordenadora do programa, Fabiana Bardini.
Fabiana informa que o programa seguirá as orientações do ministério da Saúde e concentrará seus esforços na conscientização do público homossexual e mulheres entre 16 e 24 anos. “É muito importante levarmos a conscientização nesse período, pois as pessoas só pensam no cultivo do prazer e se esquecem da prevenção”, ressaltou.
Para contemplar toda população, a coordenadora explica que, foi firmado convênio com dez postos de combustíveis, no qual usarão camisetas da campanha e entregarão leques informativos no período de carnaval. Além disso, o bloco de prevenção passará por algumas casas noturnas onde serão realizados bailes de carnaval. “Serão anexados nos banheiros (femininos e masculinos) dispensadores de preservativos para que os foliões tenham livre acesso”, enfatizou Fabiana. Ela ainda completa que a equipe ficará na panfletagem e reposição dos dispensadores.
Os funcionários e voluntários do bloco usarão camisetas da campanha e não poderão consumir bebidas alcoólicas.
AI/Redação 24 Horas