Capivari de Baixo – A Prefeitura de Capivari de Baixo, através da secretaria da Educação e Cultura e do departamento do Meio Ambiente, realizam de 31 de maio a 4 de junho, um grande trabalho de mobilização e conscientização na rede educacional em torno da idéia: Meio Ambiente: Educação, Amor e Preservação! – Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Este trabalho será realizado através de palestras nas escolas municipais e entrega nas Unidades Escolares dos kits para trabalhar as questões ambientais, como o dicionário: “O ser humano e o meio ambiente de A a Z” e cartilhas diversas relacionadas ao meio ambiente.
“A escola é também o espaço para construirmos uma educação para a sustentabilidade ambiental, num processo de aprendizagem contínuo, permanente, baseado no respeito à todas as formas de vida e a todos os povos do planeta, sendo assim, espaço adequado para acontecer o rico debate do “pensar e agir global e localmente” com relação ao desenvolvimento sustentável do meio ambiente”, explica o secretário de Educação e Cultura, José Wanderley Araújo da Rosa.
Este é um convite e um desafio para cada escola envolver estudantes, professores, funcionários e a comunidade escolar para apreender e refletir juntos sobre a melhoria da qualidade de vida, expondo pontos de vistas, compartilhando idéias, assumindo responsabilidades e ações que venham a contribuir com esta grande causa, um presente e futuro sustentável do Planeta em que vivemos.
Em dezembro de 2002, as Nações Unidas promulgaram a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), com o objetivo de integrar princípios, valores e práticas de desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da educação e do ensino.
Esse esforço educacional deve encorajar os governos a reexaminar a política educacional, no sentido de reorientar a educação desde a educação infantil até a universidade, para que estejam claramente focadas na construção de conhecimentos, competências, perspectivas e valores relacionados com a sustentabilidade.
AI/Redação 24 Horas