Itajaí – Investir na capacitação e aprimoramento profissional como forma de garantir a melhoria constante na prestação do serviço público. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal da Administratação de Itajaí, que está sendo submetida a um processo de “reengenharia” determinado pela titular da pasta, Professora Rosalir Demboski de Souza. Na manhã desta quinta-feira (08), a secretária realizou uma reunião com os servidores da Administração para uma avaliação das mudanças já processadas e anunciar novas medidas que devem ser implementadas no decorrer deste ano.
A Secretária Rosalir avaliou como positiva a reforma estrutural da Secretaria da Administração, com a transferência dos diversos departamentos da secretaria para um mesmo andar no prédio da prefeitura. O próximo passo, de acordo com a secretária, será a digitalização dos arquivos, eliminando o acúmulo de a geração de papéis, bem como a viabilização de um “arquivo intermediário” que será disponibilizado para consulta pública.
Para nortear as atividades da secretaria da Administração, Rosalir destaca que “o trabalho não pode ser um peso para o servidor. O trabalho tem que ser uma atividade prazerosa”. Dessa forma, ela pretende buscar a motivação constante dos servidores da pasta, através de um programa constante de capacitação. A primeira ação neste sentido é a sequência de palestras, que inicia na semana que vem, com o tema “Administração responsável e registro de preços”. A segunda meta, é a elaboração de uma cartilha a ser disponibilizada a todos os setores da Administração Municipal, sobre como elaborar documentos oficiais.
Outra medida anunciada pela secretária e que deve entrar em vigor ainda neste ano é a retomada do “pregão eletrônico”, que agiliza e melhora o processo de aquisição de bens e serviços pela prefeitura. “Nós fomos o primeiro município do Brasil a adotar o pregão eletrônico e conhecer os reais benefícios desta metodologia”, concluiu a Secretária.
UNOPress