terça-feira, julho 22, 2025

Campus Videira comemora um mês de uma escola que começou do zero

Videira – Perto de completar um mês de efetivo exercício, os professores e técnicos administrativos do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Videira trabalham para dar início às aulas do primeiro semestre letivo de 2010. Entre os desafios desta primeira etapa, estão a conclusão dos projetos de criação de curso, a aquisição de materiais de expediente e equipamentos para laboratórios, montagem de móveis nas salas de aula e ambientes administrativos e a finalização de obras relacionadas à infraestrutura.
 
Quem já participou da construção de uma casa ou mesmo de uma simples reforma sabe muito bem que o trabalho não termina com a finalização da obra. É preciso limpar o local e preencher os ambientes com os móveis e equipamentos necessários. Para quem cansou só de pensar, imagine, então, o que significa fazer tudo isso em uma obra de 7.508,52 m², que vai receber, ainda no primeiro semestre de 2010, mais de 200 estudantes aprovados para três cursos técnicos.
 
Essa tem sido a realidade dos professores e técnicos administrativos do Instituto Federal Catarinense (IFC) do Campus Videira, que iniciaram as suas atividades ainda no começo de fevereiro. Enquanto os professores aprovados no concurso público realizado em 2009 estão concentrados na elaboração dos projetos de criação de curso (que estabelecem, entre outras coisas, a carga horária, os componentes curriculares que os estudantes irão cursar e a demanda de material para montagem dos laboratórios), os técnicos administrativos se dividem na organização da secretaria, planejamento e montagem da rede de computadores, aquisição de materiais de expediente através de licitações, montagem de móveis e capacitações com profissionais vindos dos outros campi da instituição. Há ainda outros trabalhos em andamento, como serviços de jardinagem.
 
Para o Diretor-Geral do IFC Campus Videira, Fernando Dilmar Bitencourt, o desenrolar das atividades segue um ritmo adequado às exigências desse primeiro período. “A primeira semana foi de adaptação dos novos servidores. Na segunda semana, técnicos administrativos e professores participaram de capacitações com profissionais que atuam na Reitoria e em outros campi. Depois disso é que se formaram as equipes de trabalho”, afirma. No caso dos professores, o período de adaptação e formação foi também o momento em que se iniciou o planejamento dos cursos técnicos. “Um curso técnico não se inicia da noite para o dia. É preciso de um tempo para prepará-lo, pois há vários fatores envolvidos. A maioria dos professores está conhecendo a realidade da região para elaborar cursos que atendam as suas demandas. Depois disso, partiremos para outra etapa, que é a montagem dos equipamentos nos laboratórios”, explica o Diretor.
 
Aulas no IFC Campus Videira iniciam ainda no primeiro semestre
Por conta da finalização desses serviços, ainda não existe uma definição de data para o início das aulas em Videira. Mas os aprovados no processo seletivo de dezembro devem começar as aulas ainda no primeiro semestre de 2010. “A previsão é que as aulas iniciem no início do mês de abril”, esclarece Bitencourt.
 
Para os que se preocupam com o andamento do primeiro semestre letivo de 2010 e possíveis prejuízos na aprendizagem dos estudantes, o Diretor da instituição garante que não é preciso preocupar-se. “O estudante completa o curso técnico após cursar toda a carga horária estipulada pelo currículo do curso. No ensino médio regular, há a obrigatoriedade de que sejam oferecidos 200 dias letivos por ano. Entretanto, nos cursos técnicos, a obrigatoriedade é a conclusão da carga horária estabelecida na matriz curricular, o que, no nosso caso, levará, em média, 02 anos. Será oferecida aos estudantes matriculados no primeiro semestre de 2010 a carga horária compatível a esse período, mesmo que este semestre seja menor que os outros. O mais importante é entender que, em breve, estaremos oferecendo cursos de qualidade e gratuitos para região. Os estudantes podem ter certeza que a espera vai valer a pena”, enfatiza o Diretor.    
 
Início das aulas no Núcleo Avançado de Luzerna não sofrerá alterações
Em funcionamento há 07 anos, a antiga Escola Técnica do Vale do Rio do Peixe (ETVARPE), que agora faz parte do IFC Campus Videira, já conta com a infraestrutura e corpo docente para o início das aulas. No mês de fevereiro, foi realizada uma adequação curricular nos cursos já existentes em Luzerna. A previsão é que as aulas no município iniciem ainda em março. Serão ofertados três cursos técnicos: Automação Industrial, Segurança do Trabalho e Mecânica, cada um deles nas modalidades concomitante ao ensino médio e subseqüente. Cerca de 240 estudantes farão parte do Núcleo Avançado de Luzerna.

Fará parte, também, do IFC Campus Videira o Núcleo Avançado de Fraiburgo. Não há previsão do início das aulas na cidade para este ano, já que a instituição de educação profissional do município ainda se encontra em processo de federalização.

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Qual a melhor Plataforma de Loja Virtual para seu Ecommerce

A busca pela melhor plataforma de e-commerce ideal é...

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades