Itajaí – Iniciou nesta segunda-feira (07) e segue até o dia 25, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Ao todo, 25 unidades de saúde estão oferecendo a vacina em Itajaí no horário das 8h às 17h. O dia “D” da campanha está programado para este sábado, 12 de junho, data também do encerramento do período de vacinação contra o vírus H1N1.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Itajaí, deverão ser imunizadas 12.255 crianças de zero a cinco anos – número correspondente a 95% da meta. Vale lembrar que a vacina, conhecida pelo nome do seu criador, Albert Sabin, e lembrada pelo personagem Zé Gotinha, está disponível constantemente nos postos de saúde. Ela faz parte do calendário básico de imunização da criança e deve ser administrada em três doses, mais um reforço. A primeira dose deve ser tomada aos dois meses de idade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada 200 infecções por poliomielite uma resulta em paralisia irreversível, em geral nas pernas. Dentre os casos de paralisia, 5% a 10% resultam em morte quando os músculos respiratórios são paralisados. Em 1988, 125 países eram considerados endêmicos.
O número caiu para quatro. Mas, entre 2003 e 2005, a doença foi exportada para 25 países antes considerados livres da pólio. Por isso, a OMS alerta: enquanto houver uma criança infectada, as crianças de todo o mundo estão sob risco de contrair a doença.
O que é
Poliomielite: Também chamada de paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada por vírus. Os sintomas variam. Tanto pode não haver qualquer indício, quanto podem ocorrer graves manifestações neurológicas.
Na forma paralítica pode ocorrer:
Instalação súbita de deficiência motora flácida (os membros perdem a rigidez e a força), febre e dores musculares.
Acometimento dos membros inferiores de forma assimétrica.
Diminuição ou ausência de reflexos.
Sensibilidade conservada (mesmo não conseguindo mover o membro, a pessoa não perde a sensibilidade).
Persistência de paralisia residual (sequela) após 60 dias do início da doença.
AI/Redação24Horas
