segunda-feira, julho 21, 2025

Câmara de Vereadores de Criciúma é reconhecida no fim da greve dos servidores

Criciúma – A participação da Câmara de Vereadores de Criciúma foi considerada fundamental no intermédio das negociações entre os servidores públicos municipais e a prefeitura. A categoria aceitou a proposta em assembleia na tarde desta terça-feira, dia 25. A partir do empenho da Câmara, desde a semana passada, foi concretizada a possibilidade de continuar a greve para a retomada das discussões e o envio de uma proposta concreta por parte da prefeitura.

De acordo com o presidente da Câmara, Edison do Nascimento (PMDB), o fato de o Legislativo ter parado em solidariedade aos servidores também foi importante. “Pela primeira vez na história, o Legislativo parou em prol dos servidores. Além de tudo isso, participamos ativamente intermediando e atuando nas negociações”, declarou o presidente.

Para o vereador Ivan Westphal, o Camisa (PT), que esteve todos os dias no Paço, a ação da Câmara foi significativa. “A Câmara se colocou em um momento em que havia intransigência, fazendo a aproximação entre as partes e apaziguado”, apontou. Camisa elogia ainda a postura dos servidores durante a negociação, considerando que os ganhos foram importantes.

A vereadora Romanna Remor (DEM) cita que a mesma proposta aplicada ao funcionalismo deve ser usada para o Executivo. “Quando ocorrer a discussão do aumento do prefeito e dos secretários a fórmula está pronta. Não é uma fórmula boa? Então que se use também para o aumento deles”, alfinetou Romanna.

PROPOSTA

Na proposta apresentada pela prefeitura e aprovada em assembleia, foi oferecido o repasse de 5,3%, referente a inflação e ganho real de 1%. Este ganho, retroativo de 1º de abril até o fim do ano será pago em forma de abono, sendo indexado ao salário a partir do ano que vem. Além disso, está mantida a proposta de ganho a partir do crescimento da receita própria da prefeitura, referente aos impostos. Estima-se o crescimento de até 6%, o que reverteria em mais 1% de aumento nos salários.

O ponto considerado mais importante pelos servidores foi o do aumento nos salários mais baixos, vinculados ao Valor Referencial de Vencimentos (VRV). Os valores ficavam abaixo do salário mínimo, sendo completados com abonos. A partir de agora, os servidores da menor faixa, cerca de 700, receberão 1,7 VRV, que atinge R$ 559,07, sem a vinculação aos abonos, que acabavam desvalorizando durante o ano.
 
Jornalista Altair Magagnin
AI/Redação 24 Horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...