Tubarão – A prefeitura de Tubarão, em parceria com a Epagri, está intensificando as medidas de combate ao popular borrachudo. Com uma picada que provoca muita dor, o pequeno inseto é um vetor de doenças e pode causar alergia e prejudicar os trabalhadores rurais, o turismo e a agropecuária.
Nesta semana, profissionais das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Rural e do departamento de Meio Ambiente e da Epagri reuniram-se com representantes das comunidades de Sertão dos Corrêa e Rio do Pouso, regiões muito afetadas, para definir as ações de combate ao mosquito.
A secretaria de Saúde vai adquirir o BTI, larvicida biológico que combate o borrachudo e treinará os agentes de saúde de todas as comunidades envolvidas. Os agentes receberão uma série de orientações para serem repassadas às populações locais.
A aplicação do larvicida nos rios será feita pelos dirigentes das Associações de Desenvolvimento das Microbacias Rio do Pouso e Rio Corrêas nos rios. Todo processo terá o apoio e a orientação técnica da empresa fornecedora do produto.
Para tornar o trabalho ainda mais eficiente, a secretaria de Desenvolvimento Rural e o departamento de Meio farão um levantamento que definirá as áreas ribeirinhas a serem regeneradas com mata ciliar e orientarão as comunidades para coibir o despejo de dejetos humanos ou de animais nos rios locais.
AI/Redação 24 Horas
