segunda-feira, agosto 4, 2025

Blumenau faz parte dos 2.7% das cidades brasileiras que abrigam mulheres vítimas de violência

Blumenau – Blumenau está entre as 2.7% das cidades brasileiras que acolhem em abrigos mulheres vítimas de violência doméstica, através da Casa Eliza que acolhe também os filhos em situações de risco. O baixo percentual de serviço assistencial a este público, consta no suplemento de Assistência Social da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Munic 2009 -, realizado pelo IBGE em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira, 21, apenas 130 municípios possuem abrigos para mulheres, sendo 88 públicos e 63 conveniados.

A Casa Eliza, unidade pública, tem capacidade de abrigamento para 28 mulheres e filhos e integra os mecanismos de proteção à mulher da Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente através do Programa de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Intrafamiliar. O abrigamento destas vítimas ocorre mediante risco de morte, através de encaminhamentos realizados pela Delegacia da Mulher ou de atendimentos realizados na própria SEMASCRI.

O secretário de assistência social, Mário Hildebrandt, destaca que o Programa tem um amplo alcance, atingindo todos os membros da família através de atendimentos diários e reuniões quinzenais. Uma equipe interdisciplinar acompanha e atende atualmente a cerca de 320 casos/mês oferecendo acompanhamento psicológico e proporcionando condições de reestruturação familiar, fortalecimento da auto-estima e incentivo à autonomia pessoal e social. “ As mulheres, amparadas pela Lei Maria da Penha, têm denunciado mais, o que é muito importante para que a realidade da violência seja revelada”, observa Hildebrandt.

Além destes atendimentos, o Programa desenvolve atividades com grupos assessorados por assistentes sociais e psicólogos com foco na prevenção e combate à violência. São eles, grupos de casais, homens e mulheres que já tiveram a violência como entrave para uma vida de maior qualidade, para si e familiares e também adolescentes, que vivenciam ou vivenciaram estes conflitos. A participação é gratuita e vem crescendo em todos os grupos, “o que demonstra que a comunidade está se conscientizando cada vez mais de que o diálogo e a reflexão são alternativas de superação dos conflitos”, avalia Hildebrandt. No grupo de casais, são debatidos assuntos e realizadas atividades que visam responsabilizar o casal quanto ao relacionamento conjugal e junto aos filhos. 

Já o grupo de homens que já estiveram em situação de violência intrafamiliar como agressores, debate diversos assuntos e realiza atividades relacionadas à realidade familiar. O objetivo da SEMASCRI ao realizar este trabalho inovador no estado, é o de construir alternativas para que estes homens, através da troca de experiências, venham a superar os conflitos familiares.   

O grupo de mulheres que já sofreram algum tipo de violência (física ou psicológica)   debate experiências de vida desenvolvendo atividades relacionadas à realidade social. Os adolescentes de idades entre 12 a 18 anos também se reúnem para relatar suas vivências e buscar na troca de experiências, alternativas de superações de dificuldades.

Fonte: Assessoria de imprensa

 

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...